Está aberta a 32ª edição da Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, num certame que conta com cerca de 70 expositores de produtos regionais.
Uma festa que vai contar com muita desta bebida característica da cidade alentejana, mas também com animação musical, animação de rua, provas desportivas.
Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal, em declarações aos jornalistas, esta é uma «altura de alegria» para a localidade e de uma festa «que vai ser boa» e que vai «promover aquilo que é nosso e da região».
«Isto não é só vinhos. É também os azeites, os enchidos e os queijos. Isso é que é importante, porque uma economia só vale se for vista no seu total», destacou o autarca.
Caracterizou o certame como o «maior evento do Alentejo» e que «cada vez mais queremos promover o que é bom e o que é nosso».
Neste caso, naturalmente o vinho, mas também «o respeito pelas pessoas que o fazem» e que «precisam de vinhas para o fazer», principalmente «as adegas que depois vão comercializar, sejam elas privadas ou em cooperativa».
«O importante é perceber que todos juntos somos capazes de não cair», referiu ainda.
Em jeito de perspetiva, António Anselmo sublinhou que é uma festa que «vai valer a pena», já que «as pessoas de Borba são boas»: «Estou convencido que as pessoas me digam que a festa valeu a pena».
A inauguração teve a presença de várias entidades da região e também do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura.
De seguida fique com a reportagem fotográfica conjunta de Luís Diabão e Hugo Calado.