Ferrovia: Construção de pontes e viadutos no Alentejo continua a impressionar (c/vídeo)

obras ferrovia

Em pleno Alentejo decorrem a “velocidade cruzeiro” as obras da maior extensão de caminho-de-ferro construída, em mais de um século, em Portugal.

Uma obra que se iniciou em setembro de 2019 e que após a sua conclusão permitirá reduzir o trajeto entre o porto de Sines e a fronteira com Espanha em 150 quilómetros, com um ganho de três horas e meia, deixando assim o Alentejo mais próximo da Europa.

Dia após dia, vai crescendo uma infraestrutura fundamental para a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, a Espanha e ao resto da Europa.

A linha que agora está a ser construída contará com cerca de 30 pontes e viadutos, o que torna esta obra numa das maiores realizadas no país nos últimos anos.

Com regularidade surgem na internet vídeos que mostram bem a grandiosidade desta obra, tal como o vídeo que foi disponibilizado pela empresa “MADONU Engenharia & Logística”, que está a executar o último vão do tabuleiro do viaduto de Alcalate para a Sacyr/Somague dentro das obras do subtroço Alandroal-Linha do Leste na Nova ligação Ferroviária entre Évora Norte e Elvas/Caia.

Um vídeo que disponibilizamos de seguida e que mostra bem a dimensão da obra: