InícioÚltimasFENAREG promove colóquio sobre...

FENAREG promove colóquio sobre o futuro estratégico da água na Ovibeja

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) vai promover, no dia 2 de maio, um colóquio subordinado ao tema «+ Água, + Futuro», no âmbito da Ovibeja, que decorre entre 30 de abril e 4 de maio.

O debate terá lugar no auditório do NERBE, em Beja, a partir das 14h30, e integra o ciclo de conferências que assinala o 20.º aniversário da federação. A sessão de abertura ficará a cargo da Ministra do Ambiente e Energia, enquanto o encerramento será feito pelo Ministro da Agricultura e Pescas.

O programa inclui três intervenções principais. O Coronel Carlos Mendes Dias, especialista em geoestratégia, abordará os impactos da atual estratégia geopolítica. José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), intervirá sobre «A água como elemento estratégico – um olhar sobre a Convenção de Albufeira». Álvaro Mendonça Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), falará sobre os desafios que se colocam à agricultura no atual contexto geopolítico.

O colóquio será seguido de um espaço de debate.

Segundo a FENAREG, o objetivo é contribuir para o esclarecimento dos impactos dos desafios geopolíticos na estratégia da água e na agricultura, promovendo uma visão integrada da resiliência hídrica nacional.

Mais notícias

Viana do Alentejo tem cerca de 650 contadores que não pagam água: Autarca quer reduzir “herança”

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo identificou cerca de 650 contadores com água...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Ministro alerta que os processos burocráticos e judiciais na Barragem do Pisão vão sair caros aos contribuintes

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, apontou a Barragem do Pisão,...

João Barradas leva o acordeão a um palco sobre as águas no Alentejo

Entre formações rochosas, vegetação ribeirinha e as águas da Ribeira de Terges, o Pego...

Ministro critica 26 anos de espera pela Rede de Rega do Xévora e defende menos burocracia nos investimentos públicos

A demora de 26 anos entre a construção da barragem do Abrilongo e a...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...

«A água é um investimento com retorno»: Ministro aponta Rede de Rega do Xévora como estratégica para a agricultura

A Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora é um investimento estratégico para...

Campo Maior: Nova rede de rega do Xévora dá “esperança” aos agricultores após 25 anos de espera

A entrada em funcionamento da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora representa...

Autarca de Campo Maior antecipa novos investimentos agrícolas com a entrada em funcionamento da Rede de Rega do Xévora

A entrada em funcionamento da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora representa...