Faleceu em Viana do Alentejo o fotógrafo português Nuno Calvet

O fotógrafo Nuno Calvet, autor, entre outros, do livro “Foto-Grafias”, com o poeta Ary dos Santos, morreu no sábado em Viana do Alentejo, aos 91 anos, disse à Lusa fonte da família.

Nuno Calvet, que nasceu em 1932 em Oeiras, começou a interessar-se por fotografia na década de 1950, como amador, atividade que conciliava com a de técnico de som, segundo informação disponível no ‘site’ oficial do Centro Português de Fotografia.

Ainda enquanto fotógrafo amador, em 1960, venceu o segundo prémio de um concurso internacional de fotografia a preto e branco, promovido pela revista inglesa Photography.

Nove anos depois, profissionaliza-se, com enfoque na fotografia comercial e documental.

No mesmo ano, em 1969, edita o livro “Foto-Grafias”, com José Carlos Ary dos Santos, que é apreendido pela PIDE (polícia política do Estado Novo) e só fica disponível novamente em maio de 1974.

No início dos anos 1970, antes do 25 de Abril de 1974, faz um trabalho sobre o património cultural português em São Tomé e Príncipe e uma recolha fotográfica de Moçambique e Angola.

Já depois do 25 de Abril, foi fotojornalista no Jornal Novo, diário vespertino publicado em Lisboa entre 1975 e 1979, onde Nuno Calvet esteve até 1977.

Ao longo da carreira participou em várias exposições, tendo mostrado o seu trabalho em 1981 em Florença e em Milão, em Itália, e na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde em 1983 apresentou “Além Terra”, sobre a terra/campo e as pessoas do Alentejo.

Nuno Calvet publicou também uma série de livros, entre os quais “As Mais Belas Cidades de Portugal” (Verbo, 1997), “Festas e Comeres do Povo Português II”, (Verbo, 1999), em conjunto com Maria de Lourdes Modesto e Afonso Praça, “As Mais Belas Igrejas de Portugal” (Verbo, 2000) ou “Contemporaneidade” (Lipor, 2009).

A obra de Nuno Calvet está representada na coleção do Centro de Arte Moderna Gulbenkian.

As cerimónias fúnebres de Nuno Calvet aconteceram na segunda-feira, em Elvas.

Mais notícias

Angelita Letras evitava divulgar o trabalho da agência por medo de perder clientes

Ver episódio completo Quando começou a sua agência de comunicação, Angelita Letras evitava divulgar os...

Angelita Letras fala de música e negócios no VÄLIDO Talks, em Viana do Alentejo

Angelita Letras é a convidada do novo episódio do VÄLIDO Talks, gravado no Castelo...

Viana do Alentejo: Incêndio consome salsicharia em Alcáçovas

Um incêndio deflagrou na tarde desta sexta-feira, dia 2 de outubro, numa salsicharia em...

Alcáçovas recebe exposição sobre a tiragem da cortiça até dezembro

A exposição "A tiragem da cortiça: antes e depois" é inaugurada esta sexta-feira, 2...

Viana do Alentejo assinala Mês Sénior com atividades ao longo de outubro

O concelho de Viana do Alentejo assinala, durante outubro, o Mês Sénior, com um...

Há um novo roteiro religioso preparado para o Alentejo — poderá arrancar em 2027

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo pretende avançar em 2027 com...

Viana do Alentejo: Gisela João encerra esta segunda-feira a Feira D’Aires — veja o programa do último dia

A Feira D’Aires chega esta segunda-feira, 28 de setembro, ao último dia da edição...

Festa da Malha junta mais de 450 participantes em Viana do Alentejo (c/fotos)

Mais de 450 participantes estiveram este domingo, 27 de setembro, em Viana do Alentejo...

Viana do Alentejo: Feira D’Aires tem este domingo procissão, corrida de toiros e Luísa Sobral — veja o programa

A Feira D’Aires prossegue este domingo, 27 de setembro, em Viana do Alentejo, com...