Facebook lança em Portugal campanha para ajudar na recuperação económica das PME

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Em parceria com a ANPME – Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas – e com apoio institucional do Ministério da Economia e Transição Digital, o Facebook lança hoje em Portugal a campanha digital ‘#ApoiamosasnossasPME’, uma iniciativa com o objetivo de contribuir de forma positiva para a recuperação das pequenas e médias empresas portuguesas. O Facebook acredita que através de ferramentas digitais como as incluídas nesta campanha é possível acelerar a transformação digital durante a pandemia de COVID-19, e que existe capacidade nas empresas portuguesas para adaptarem as estratégias de negócio ao novo cenário socioeconómico. 

A campanha ‘#ApoiamosasnossasPME’ consiste numa série de recursos de formação focados na digitalização. Em colaboração com a ANPME, esta nova campanha do Facebook integra o programa de formação ‘Boost with Facebook’. O ‘Boost with Facebook’ são sessões online gratuitas de formação que vão reunir até ao final do ano 3 mil empresários portugueses, com o intuito de apoiar as PME na implementação de ferramentas e estratégias digitais. No próximo dia 19 de outubro começa a 16ª sessão do ‘Boost with Facebook’ em Portugal. 

Além dos recursos de formação, o Facebook lança uma nova ferramenta de diagnóstico digital – https://diagnosticodigital.pt/ – para as empresas portuguesas que permite testar gratuitamente o nível de digitalização da PME e receber uma estratégia personalizada. A estratégia personalizada advém diretamente dos resultados obtidos no diagnóstico digital, que indicam quais as maiores necessidades da empresa para uma  presença online eficiente. O questionário é dividido em quatro segmentos: ‘Dar-se a conhecer’; ‘Ser encontrado facilmente’; ‘Captar clientes’; e ‘Fidelizar clientes’. As respostas aos quatro segmentos vão identificar qual a estratégia digital a adotar, desde os meta títulos ao modo de navegação do website. 

O tecido empresarial português é essencialmente constituído por pequenas e médias empresas. Segundo o último relatório do Facebook sobre o impacto da COVID-19 nas PMEs – uma parceria com o Banco Mundial e a OCDE – as pequenas empresas que têm mais de 25% das suas vendas online têm maior probabilidade de terminar o ano com vendas superiores às de 2019. Em Portugal, segundo o último inquérito realizado em julho, 31% das PME portuguesas têm mais de 25% das suas vendas online. Existem sinais de uma ligeira recuperação económica para as PME em Portugal: 93% das empresas confirmam que estão em atividade – em maio eram apenas 77%; e 28% diz que a falta de dinheiro em caixa é um problema, o que também é uma melhoria (em maio era 36%).

Segundo Irene Cano, Directora-Geral do Facebook em Portugal e Espanha: “A situação que temos vivido provocou profundas mudanças sociais e empresariais, nas quais a tecnologia está a ter um papel fundamental. Durante o confinamento, muitas PME recorreram às nossas plataformas para acelerar a digitalização dos seus negócios e queremos continuar a ajudá-las neste processo, que será crucial para sobreviver neste novo cenário, assim como para a recuperação económica de Portugal”. 

Segundo Paula Hespanhol, vice-presidente da ‘ANPME’: “Se o marketing digital e a transformação digital já era muito importante para as PME, neste momento de pandemia que estamos a atravessar torna-se essencial para a sua sobrevivência no mercado”.

O espaço online lançado hoje ainda inclui três casos de PME portuguesas que o Facebook sugere como exemplos de uma estratégia digital bem sucedida, seja porque conseguiram crescer em 2020 ou mesmo pelo sucesso de um negócio aberto em plena pandemia.