InícioAlentejoExército abre concurso para...

Exército abre concurso para oficiais: Há colocações previstas no Alentejo

O concurso decorre até 7 de agosto e abrange várias áreas de formação superior, embora o número de vagas ainda dependa de aprovação.

O Exército abriu um concurso externo para admissão de cidadãos à prestação de serviço militar em regime de contrato, na categoria de oficiais, com colocações previstas em vários pontos do Alentejo.

O aviso foi publicado esta quarta-feira, 8 de julho, em Diário da República, e estabelece que o concurso está aberto até 7 de agosto de 2026. O procedimento destina-se a candidatos com licenciatura, mestrado ou mestrado integrado, em várias áreas de formação, e inclui também especialidades abertas a titulares de qualquer curso superior.

No Alentejo, o aviso identifica áreas geográficas de prestação de serviço em Évora, Beja, Estremoz, Elvas e Vendas Novas. O documento não indica, contudo, o número de vagas a preencher, referindo que o concurso é aberto de forma condicionada até à aprovação desse número por despacho do membro do Governo responsável pela área da Defesa Nacional.

Áreas previstas em Évora, Beja, Estremoz, Elvas e Vendas Novas

Entre as especialidades com colocação prevista em Évora estão Direito, Engenharia Informática, Administração e Finanças, Educação Física, Ciências da Educação, Enfermagem, Fisiologia Clínica/Cardiopneumologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Radiologia, Farmácia e Secretariado.

Em Beja, o aviso prevê áreas de prestação de serviço nas especialidades de Administração e Finanças, Educação Física, Atirador e Secretariado.

Estremoz surge associado a Administração e Finanças, Educação Física, Reconhecimento de Rodas, Operador de Transportes e Secretariado. Já Elvas está indicada como área de prestação de serviço para licenciados em História.

Em Vendas Novas, estão previstas áreas de prestação de serviço nas especialidades de Administração e Finanças, Educação Física, Aquisição de Objetivos, Operador de Transportes e Secretariado.

O aviso inclui ainda Santa Margarida, no concelho de Constância, em várias especialidades, entre as quais Técnico de Manutenção de Material Auto, Técnico de Manutenção de Material Eletrónico, Direito, Administração e Finanças, Engenharia Ambiental, Educação Física, Enfermagem, Atirador, Aquisição de Objetivos, Carros de Combate, Polícia do Exército, Exploração das Transmissões, Operador de Transportes, Secretariado e Sapador de Engenharia.

Concurso abrange várias formações superiores

O concurso contempla especialidades destinadas a candidatos com formação específica em áreas como engenharia, arquitetura, psicologia, direito, informática, finanças, biologia, química, marketing, comunicação, ambiente, educação física, história, ciências da educação, enfermagem, farmácia, medicina dentária e medicina veterinária.

Há ainda especialidades abertas a candidatos com qualquer licenciatura, mestrado ou mestrado integrado. É o caso de Atirador, Comando, Operações Especiais, Paraquedista, Aquisição de Objetivos, Carros de Combate, Reconhecimento de Rodas, Polícia do Exército, Exploração das Transmissões, Condução Auto, Operador de Transportes, Secretariado e Sapador de Engenharia.

Em algumas destas especialidades, nomeadamente Carros de Combate, Reconhecimento de Rodas, Polícia do Exército, Condução Auto e Operador de Transportes, é exigida carta de condução de categoria B.

Candidaturas até 7 de agosto

Segundo o aviso, as normas do concurso, incluindo requisitos de admissão, formalização de candidatura, seleção, seriação e preenchimento das vagas, estão disponíveis no portal do Exército.

Os interessados podem ainda obter informações através do número 800 201 274, também disponível por WhatsApp, ou através dos meios de contacto do recrutamento do Exército.

Mais notícias

Regimento de Cavalaria N.º 3 de Estremoz participa em marcha a cavalo entre Mafra e Batalha

O Regimento de Cavalaria N.º 3, de Estremoz, participa, entre esta quinta-feira e sábado,...

Alcácer do Sal: GNR interceta semirreboque com matrículas falsas

Um semirreboque com matrículas falsas foi intercetado pela GNR na zona de Alcácer do...

Rede de tráfico de droga desmantelada em Beja e Castro Verde. Operação termina com 11 detidos

Uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) culminou esta terça-feira, 14 de julho, com...

Aljustrel: Mulher de 33 anos fica em prisão preventiva por suspeita de violência doméstica contra a mãe

Uma mulher de 33 anos foi detida, no dia 9 de julho, no concelho...

Parlamento recomenda estudo para alargar Dia da Defesa Nacional e criar modelos de serviço militar voluntário

A Assembleia da República recomendou ao Governo que estude o alargamento do Dia da...

GNR registou 20 acidentes e detetou 101 infrações rodoviárias no distrito de Portalegre

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 20 acidentes rodoviários...

Orquestra Ligeira do Exército dá concerto gratuito em Estremoz nas comemorações dos 100 anos da cidade

A Orquestra Ligeira do Exército vai atuar em Estremoz no dia 18 de julho...

RC3 apoia formação dos futuros oficiais do Exército no Exercício Leão 2026

O Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3) está a participar no Exercício Leão 2026,...

Quatro detidos em Serpa por furtos em explorações agrícolas, roubo e coação agravada

Quatro homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 49 anos, foram detidos...