A Câmara Municipal de Évora já concluiu o processo de concessão do serviço de transportes públicos de passageiros da cidade e poderá tornar-se na primeira cidade portuguesa a ter a sua rede de transportes completamente elétrica, revelou-nos o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.
De acordo com o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, “foi concluído o concurso e estamos agora a implementar esse concurso com a empresa que o ganhou”, acrescentando que “uma das questões que nós tínhamos proposto inicialmente era a possibilidade de ter uma parte dos autocarros elétricos e à medida que o concurso foi avançando e à medida que passou a haver alguma disponibilidade de financiamento para a componente elétrica, fomos naturalmente forçando um pouco a possibilidade de ter uma componente elétrica mais alargada e do fim do trabalho que temos tido com o operador a perspetiva é que toda a rede de transportes públicos em Évora passe a ser elétrico”.
“Teremos mais de 20 autocarros totalmente elétricos e isso é um avanço e é de alguma maneira um sinal que estamos a dar, que estamos na linha da frente em Évora, nesta preocupação e que é possível ter transportes públicos que contribuam para a descarbonização”, adiantou.
A nova concessão deverá “entrar em funcionamento este ano e queremos que o novo sistema de transportes públicos de Évora funcione ainda este ano, até porque vamos ter outra grande novidade em termos de inovação, mas que ainda não posso adiantar, mas a principal novidade de ser totalmente uma frota elétrica.”
Ainda segundo o autarca, a concessão foi entregue “por um valor que ronda os 6 milhões de euros, o que significa, naturalmente, um esforço muito grande do município para garantir que tenhamos tarifas mais baixas, que aliás, já garantimos por via da componente do PART, que é uma parte financiada pelo Orçamento de Estado, numa parte financiada pela Câmara”.
Recorde-se que, o concurso público foi lançado em 2021, com um preço base superior a 6,1 Milhões de Euros.
Na altura e de acordo com os documentos a que ODigital.pt teve acesso, o “para a realização deste serviço de transporte público de passageiros, deverá o Concessionário possuir veículos novos devidamente licenciados para o efeito, de tipologia Mini-bus e Midi-bus, adequados ao serviço e aos percursos.”
O Município deixava claro, no caderno de encargos desta concessão, que “os veículos a afetar à Concessão serão utilizados na exploração do serviço público em regime de exclusividade, terão de ser aptos para o transporte de passageiros e cumprirão todas as exigências técnicas, legais e de segurança exigidas pela legislação aplicável.”
De salientar também que a rede a concessionar é constituída por onze linhas de carreiras urbanas e por duas linhas da rede LinhAzul. De referir que a concessão vai ainda incluir uma nova carreira que vai estabelecer ligação entre o Parque Aeronáutico de Évora e os bairros periféricos situados a Norte.