Évora recebe congresso internacional “Mármore do Alentejo: da História ao Património”

Pedreira

O congresso internacional «Mármore do Alentejo: da História ao Património» realizar-se-á em Évora, nos dias 25 a 27 de outubro de 2021, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT).

 O Congresso Internacional Mármore do Alentejo: da História ao Património. O caso da Indústria Portuguesa no Mercado Global das Rochas Ornamentais, será realizado no âmbito da 3ª Fase do projeto Património e História da Indústria dos Mármores, procurando através de um diálogo entre a ciência, os atores da economia das rochas ornamentais, os decisores políticos e a sociedade civil em geral, fornecer um maior conhecimento do passado, bem como novas abordagens para o futuro da sua indústria.

Segundo a organização, “o Congresso Internacional tem como objetivo divulgar os principais resultados de investigação do PHIM, colmatar uma necessidade historiográfica e contribuir para a salvaguarda e divulgação de um património que é de todos nós. Organizado em diversos painéis, compreende áreas que vão desde a Arqueologia e Geologia, à História, nas vertentes da Arte e Património, da Economia e do Direito.”

Neste Congresso “são também motivo de abordagem as preocupações nos domínios do recurso mármore, as questões sobre a paisagem, a sustentabilidade e conservação do património, a preservação da memória coletiva, a inovação e a criação artística”, indica a organização.

O Congresso Internacional Mármore do Alentejo: da História ao Património. O caso da Indústria Portuguesa no Mercado Global das Rochas Ornamentais, decorre nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2021, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia – PACT, Évora, com um programa bastante dinâmico e multidisciplinar que contará com a participação de investigadores do projeto e convidados nacionais e estrangeiros.

Clique aqui para conhecer o programa completo