A cidade de Évora acolhe, no próximo dia 23 de abril, no Évora Hotel, a Conferência Técnica do Olival 2025, organizada pela AGRITERRA. O evento será dedicado ao tema «O Futuro do Olival: Sustentabilidade e Tecnologia na Gestão da Água», reunindo diversos especialistas e representantes institucionais para debater os principais desafios e soluções do setor olivícola.
A sessão de abertura terá início às 9h00, com intervenções de Roberto Grilo, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), Susana Sassetti, diretora executiva da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, e Filipa Velez, diretora executiva do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL).
José Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), será o orador principal, com uma intervenção sobre o impacto da estratégia nacional «Água que Une» na produção de olival.
Ao longo da manhã, a conferência contará com mesas redondas dedicadas à gestão eficiente da água, às inovações tecnológicas aplicadas à rega e à sustentabilidade ambiental na olivicultura. Entre os oradores estão representantes da FENAREG, Universidade de Évora, Biostasia, Agroges, Syngenta e outras entidades do setor.
Destaque ainda para a apresentação de equipamentos e tecnologias NIR aplicados à produção de azeite, bem como para uma exposição de máquinas promovida pela Borrego Leonor Alentejo.
A conferência encerrará com uma mesa redonda sobre inovação e tecnologias emergentes ao serviço da gestão da rega no olival e com uma sessão de encerramento, seguida de um momento de confraternização entre os participantes.
Portugal mantém-se entre os dez maiores produtores mundiais de azeite, num contexto cada vez mais exigente em termos de eficiência, qualidade e sustentabilidade. A Conferência Técnica do Olival 2025 propõe-se a ser uma plataforma de partilha de conhecimento e boas práticas para os profissionais do setor.