Na passada quarta-feira, a Policia de Segurança pública de Évora, por ordem do Ministério Público de Évora, procedeu à detenção de um indivíduo de 41 anos de idade por suspeitas de violência doméstica.
Após ter sido presente ao juiz de instrução criminal de Évora para interrogatório e aplicação de medidas de coação e na sequência de promoção do Ministério Público, o juiz decidiu aplicar ao arguido a medida de coação de prisão preventiva, por se entender verificar-se, em concreto, perigo de continuação da atividade criminosa e perigo de perturbação do decurso do inquérito e indiciando o arguido pela prática de um crime de violência doméstica (em que a ofendida é a sua companheira).
De acordo com o Ministério Público, “o arguido é suspeito de manter, de forma reiterada e intensamente ao longo de anos de relacionamento com a vítima, comportamentos reveladores de uma personalidade violenta, descompensada, propensa à ilegalidade e avessa às normas que regem a vida em sociedade e evidenciador de um total desprezo pela integridade física e psíquica, bem-estar e saúde e até a vida da companheira e de uma enorme insensibilidade face às consequências dos seus atos, bem como de ausência de arrependimento ou de sentido crítico.”
Ainda de acordo com as informações disponibilizadas, “arguido havia já sido acusado anteriormente no âmbito de outro processo pela prática de crime de violência doméstica e de homicídio tentado, perpetrados sobre a sua companheira, tendo sido absolvido em sede de audiência de discussão e julgamento, pelo facto da vítima, sua companheira, se ter recusado, legitimamente, a testemunhar.”

















