Évora: Piquenique vai sensibilizar para uma mudança de paradigma através do consumo

Piquenique

Na próxima semana Évora recebe uma iniciativa de sensibilização para a necessidade de mudança de paradigma através do consumo.

A mata do jardim público de Évora receberá, no dia 20 de setembro, a partir das 15h00, uma iniciativa do Europe Direct Alentejo Central e Litoral.

Trata-se de um piquenique para apresentação da estratégia “Do Prado ao Prato” criada pela Comissão Europeia no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Para esta iniciativa, o Centro Europe Direct Alentejo Central e Litoral convidou outras três organizações a estarem presentes, concretamente: o Fórum para a Economia Circular do Alentejo, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Associação In Loco, para partilhar o projeto Territorial MeD – Salvaguarda da Dieta Mediterrânica através da diferenciação territorial, e a Associação Círculo Primaveril, para dar a conhecer a sua mais recente iniciativa de promoção de economia circular junto dos restaurantes.

Através desta iniciativa, o Europe Direct Alentejo Central e Litoral, pretende sensibilizar toda a população para a necessidade de mudança de paradigma através do consumo – por exemplo – de mais produtos locais aproveitando as mais valias da dieta mediterrânica para iniciar assim diminuir a pegada ecológica dos alimentos e adotar um estilo de vida saudável.

Todos os interessados que pretendam participar poderão inscrever-se através de https://bit.ly/395LeSd . A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

A estratégia ‘do Prado ao Prato’ está inserida no Pacto Ecológico Europeu e surge para promover um sistema alimentar mais justo, saudável e amigo do ambiente. Com objetivos e metas ambiciosas, pretende promover a mudança junto de agricultores, pescadores e aquicultores, reduzindo o impacto climático e promovendo a inovação nestes sectores, tão fundamentais na economia portuguesa”, refere Alexandra Correia, Coordenadora do Europe Direct Alentejo Central e Litoral.