Segunda-feira, Janeiro 19, 2026
InícioAtualidadeÉvora: PACT integra projeto europeu que acelera transferência de conhecimento em robótica

Évora: PACT integra projeto europeu que acelera transferência de conhecimento em robótica

Publicado em:

O Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, é um dos copromotores do projeto europeu Robotics Knowledge Transfer Lab, uma iniciativa que pretende reforçar a transferência de conhecimento na área da robótica. A informação foi divulgada esta terça-feira pelo PACT.

O projeto, designado ROBO-KNOT, é liderado pelo EIT Digital e procura aproximar instituições académicas e empresas através da mobilidade de profissionais de Investigação e Inovação. Investigadores e técnicos serão destacados para diferentes entidades, em função das necessidades de cada organismo de acolhimento.

A iniciativa está integrada na Agenda Política do Espaço Europeu de Investigação, promovida pela Comissão Europeia, e pretende tornar as carreiras científicas mais atrativas e sustentáveis em vários Estados-Membros, incluindo Portugal. O programa quer também consolidar redes de conhecimento, promover parcerias e reforçar a competitividade científica e tecnológica.

«Conectar o mundo académico com o empresarial sempre esteve no ADN do PACT. É, por isso, com muito orgulho que fazemos parte deste consórcio europeu na área da robótica», afirmou Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT.

O projeto conta com a participação de vários parques de ciência e tecnologia que irão atuar como intermediários no diálogo entre indústria e academia. O objetivo é promover sinergias e facilitar o desenvolvimento e adoção de soluções inovadoras.

O ROBO-KNOT é financiado pelo programa Horizonte Europa – ERA Talents, dispõe de um orçamento global de 3 milhões de euros e terá uma duração de 36 meses. No total, participam 12 parceiros de sete Estados-Membros.

O PACT recorda que lidera o Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, promovendo sinergias entre o ecossistema académico e empresarial desde o início da sua atividade.

Artigos relacionados

Presidenciais 2026: Resultados – Distrito de Évora

De seguida damos-lhe a conhecer os resultados eleitorais no distrito de Évora. (clique no...

«Entrelaços»: esculturas de Filipe Mirante, Jorge Freire e Iolanda Caires em exposição em Évora

A exposição coletiva de escultura «Entrelaços», com obras de Filipe Mirante, Jorge Freire e...

Marta Prates defende que programa do Alqueva «não é feito sobre o território», mas «com o território»

A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, afirmou este sábado,...

Governo quer Programa Especial do Alqueva «adequado aos dias de hoje» e com normas feitas «em conjunto»

O protocolo de colaboração para a elaboração do Programa Especial das Albufeiras do Alqueva...

Mourão inaugura Complexo de MX e João Fortes diz que pode ser «um foco de atracção»

O Município de Mourão inaugurou este sábado, 17 de janeiro, pelas 9h30, o Complexo...

“Está mais que na hora de avançarmos”: Autarca de Alandroal exige plataforma logística na linha Évora–Caia

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, afirmou que o Governo assumiu...

Linha Évora–Caia preparada para alta velocidade até 250 km/h, mas exploração dependerá da rede e dos operadores

A nova ligação ferroviária entre Évora e a fronteira do Caia ficará preparada, do...

Ministro da Defesa diz que Exército cresceu 13% em 20 meses e quer “dar bons motivos” para os militares ficarem

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, afirmou esta sexta-feira, 16 de janeiro, em...

Ministro da Defesa sublinha importância das famílias na carreira militar durante Juramento de Bandeira em Évora

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, sublinhou esta sexta-feira, 16 de janeiro, em...