Évora: Mundus Intercultural ONGD promove seminário sobre a “Diversidade Cultural e Mobilidade em Ambiente Académico”

Mundus

No próximo dia 27 de janeiro a associação Mundus Intercultural ONGD, sedeada em Évora, dinamizará em ambiente de educação não formal o seminário “Diversidade Cultural e Mobilidade em Ambiente Académico”, englobado no ciclo de seminários “CONTA CONNOSCO” promovidos pelo Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) da Universidade de Évora.

Este seminário vai destina-se aos voluntários do projeto de apoio aos estudantes, isto é, estudantes que têm como missão acolher os estudantes internacionais da Universidade, prestando-lhes auxílio com vista à sua integração.

A estrutura do seminário assentará essencialmente num ambiente de partilha e troca de experiências. Está prevista uma primeira introdução da diretora do GAE, Suzete Rico, e de José Janeirinho presidente da Mundus Intercultural ONGD que apresentará a associação. O facilitador do seminário será Paulo Figueira.

O seminário iniciar-se-á com uma contextualização histórica onde se demonstrará que a diversidade cultural e a mobilidade são práticas ancestrais do ser humano, terminando com algumas vantagens desta mobilidade e diversidade. Seguir-se-á um debate num contexto de educação não formal onde os participantes poderão partilhar a sua visão sobre os princípios e desafios sobre o tema.

A educação não-formal pretende levar os jovens a aprender com um conjunto de dinâmicas inovadoras e mais próximas dos seus valores, com a finalidade de promover a reflexão e aquisição de conhecimentos e competências.