Decorre esta quinta e sexta-feira, em Évora, a quarta edição do Energy and Climate Summit dedicada à Mobilidade e ao Transporte Ferroviário.
O evento é ocorre no âmbito do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).
A quarta edição do Energy and Climate Summit decorrerá no auditório da CCDR Alentejo e contará com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Federico Francisco; do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva; do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo; do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo; do Presidente da CP, Pedro Moreira; do Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal; da Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino, entre muitas outras personalidades.
Durante a conferência, especialistas e responsáveis do setor da mobilidade, governantes e autarcas vão debater a estratégia da mobilidade e do transporte ferroviário no âmbito da transição digital, ambiental e energética; a mobilidade e o desenho das cidades; a ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico; a intermodalidade: como ir do ponto A ao ponto B e a necessidade de mais transportes públicos.
Fique de seguida com o programa completo:
Dia 26 de Janeiro
10h00
Momento Musical
Tuna Académica da Universidade de Évora
10:30h
Sessão de Abertura
– Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora;
– Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora;
– Ricardo Campos, Presidente do Fórum da Energia e Clima;
– Luís Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre;
– Aníbal Reis Costa, Vice-Presidente da CCDR Alentejo;
– Frederico Francisco, Secretário de Estado das Infraestruturas de Portugal.
11:00h
Estratégia da Mobilidade e do Transporte Ferroviário no âmbito da Transição Digital, Ambiental e Energética
– Ana Paula Vitorino, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes
11:30h – I Painel
A MOBILIDADE E O NOVO DESENHO DAS CIDADES
Moderadora: Alberta Marques Fernandes, Jornalista;
– Tiago Braga, Presidente do Conselho de Administração do Metro do Porto;
– Adriano Sousa, Vereador da Câmara Municipal de Vila Real;
– Miguel Anxo Lores, Alcaide de Pontevedra;
– José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
13:00h
Almoço livre
14:30h – II Painel
A FERROVIA NA COESÃO TERRITORIAL E NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
Moderador: Anselmo Crespo, Jornalista;
– Pedro Moreira, Presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal;
– Carlos Fernandes, Vice-Presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal;
– José Carlos Barbosa, Deputado e Presidente do Centro Tecnológico Ferroviário;
– Carlos Zorrinho, Eurodeputado
16:00h – III Painel
A INTERMODALIDADE: COMO IR DE PONTO A AO PONTO B
Moderadora: Tânia Paiva, Jornalista;
– Ana Bastos, Professora da FCTUC e Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra;
– João de Matos Albino, Founder & Co-CEO na Urbvan;
– José Santinho Faísca, Diretor de Engenharia das Infraestruturas de Portugal;
– Ana Tomaz, Vice-Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária;
– Miguel Costa Matos, Deputado à Assembleia da República.
Dia 27 de Janeiro
9:00h
IV Painel PRECISAMOS DE MAIS TRANSPORTE PÚBLICO?
Moderadora: Inês Patola, Jornalista;
– Sérgio Soares, CEO Transdev;
– João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal e Presidente do Conselho de Administração da ADRAL;
– Isabel Ramos, Professora do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora;
– Alexandre Poço, Deputado à Assembleia da República.
11:30h
APRESENTAÇÃO DAS CONCLUSÕES DA IV ENERGY AND CLIMATE SUMMIT
– Hugo Xambre, Vice-Presidente Executivo do Conselho de Administração das Águas do Tejo Atlântico e membro do Fórum da Energia e Clima
12:00h
Sessão de Encerramento
– Ricardo Campos, Presidente do Fórum da Energia e Clima;
– Luis Loures, Presidente do Politécnico de Portalegre;
– António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo.