Quarta-feira, Setembro 28, 2022
Pub

Évora: Já foram detetados 11 ninhos de vespa velutina. CIMAC vai adquirir equipamentos de combate

- Publicidade -
- Publicidade -

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) vai adquirir equipamentos para combate à vespa velutina.

Segundo ODigital.pt conseguiu apurar a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central tem a decorrer um procedimento para aquisição dos referidos equipamentos.

Contatámos a CIMAC a fim obter mais pormenores sobre este assunto, bem como o valor do investimento a realizar, mas foi-nos dito que “o procedimento para aquisição de equipamentos para o combate à Vespa Velutina encontra-se neste momento a decorrer, pelo que nesta fase ainda não é possível avançar mais detalhes.”

De acordo com a plataforma STOPVespa, até agora já foram detetados 11 ninhos de vespa velutina no distrito de Évora.

Recorde-se que a Vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural que se estende pelas regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia, ocorrendo normalmente nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição, pelo que pode estar preadaptada para explorar ambientes temperados. A subespécie introduzida na Europa é a Vespa velutina nigrithorax, também chamada de vespa das patas amarelas.

A sua existência tem sido reportada desde 2011 na Região Norte de Portugal.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se em várias vertentes, sendo de realçar:

– na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas;

– para a saúde pública – não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Grupo LAPPÍ que criar em Vila Viçosa a maior gráfica de rótulos da Europa

O Grupo LAPPÍ, que há uns anos adquiriu a Gráfica Calipolense, tenciona realizar um investimento de 6 Milhões de euros no concelho de Vila...

Assembleia Municipal de Beja exige fibra ótica nas aldeias do concelho

A Assembleia Municipal de Beja (AMB) exigiu que as populações possam aceder à Internet de fibra ótica nas aldeias do concelho que já dispõem...