Évora: Já abriu a Feira de S. João. Veja as imagens da inauguração (c/fotos)

carlos Pinto de Sá

Já foi inaugurada mais uma edição da Feira de São João em Évora, um certame que decorrerá até dia 3 de julho.

Um evento promovido pela Câmara Municipal de Évora e que este ano a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027, de cuja competição portuguesa é uma das quatro finalistas, é o tema central da Feira de São João

A cerimónia de abertura decorreu ao final da tarde desta quinta-feira, no centro da feira, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá e do restante executivo, bem como outras entidades locais e regionais.

Nesta feira “há um espaço central onde procuramos transmitir o que tem sido a candidatura, o que já foi feito, o que se pretende fazer e apelar à participação de todos”, disse Carlos Pinto de Sá.

“É a retoma da feira após dois anos parada. Foi uma situação histórica. Durante séculos, a Feira de São João só terá sido interrompida três vezes. Curiosamente, uma delas foi também por motivos de saúde, mas devido à peste”, disse o edil

Quanto às novidades desta edição, o autarca destacou a mudança do palco principal para o parque de estacionamento da Arena de Évora e a utilização do coreto do Jardim Público para espetáculos “mais intimistas”.

Pinto de Sá realçou ainda a aposta da câmara no cartaz musical, dando como exemplo a atuação do artista brasileiro Milton Nascimento no último dia do certame, a 03 de julho.

Além de Milton Nascimento, vão passar pelo palco principal Bárbara Tinoco (quinta-feira), Duarte (sexta-feira), Carlão (sábado), Sara Correia (domingo) e Áurea (terça-feira), Expensive Soul (dia 29), Valas (dia 30), Capitão Fausto (dia 01 de julho) e Barbara Bandeira (dia 02 de julho).

Exposições, dança, lançamento de livros, degustações, ‘workshops’, provas de vinhos, mostras institucionais, de atividades económicas, de agropecuária, de artesanato e de artes decorativas, espaços criança e jovem, tasquinhas, feira tradicional e atividades desportivas são outros dos atrativos.

Conheça aqui o programa completo da feira

Fique de seguida com algumas imagens da abertura desta feira, numa reportagem de Hugo Calado: