Évora incentiva mais novos a caminhar até à escola com sinal de trânsito

Com o objectivo de incentivar os mais novos a caminhar até à escola, foi instalado em algumas artérias da cidade de Évora, nomeadamente na proximidade de alguns estabelecimentos de ensino, um novo sinal de trânsito.

Este sinal, denominado “A Partir Daqui Conta! Para ti, para saúde, para o ambiente. Anda a pé!”, foi desenvolvido por professores das escolas envolvidas no projecto da Serpente Papa-Léguas de Évora, sendo que a Escola Manuel Ferreira Patrício foi o primeiro estabelecimento a testar o sinal e a implementá-lo, em 2018, e a fazer actividades com os alunos no âmbito do mesmo.

Os 20 sinais foram estrategicamente colocados a cerca de 300 metros dos estabelecimentos de ensino – entrada da escola -, sensivelmente a três minutos a pé. Desta forma, procura-se incentivar os mais novos a caminhar e os encarregados de educação a estacionar perto do sinal, o que significa andar três minutos a pé em cada viagem, poluindo menos e incorporando actividade física nas rotinas diárias.

Para além das vantagens acima enumeradas, o respeito por este novel sinal de trânsito possibilita a convivência, quer na família, quer entre colegas, baixar a concentração de automóveis junto às entradas das escolas, conhecer a envolvente, reduzir o ruído, e o consumo de combustível.

Outro dos objectivos deste projecto é reforçar a ideia da sustentabilidade das deslocações casa-escola-casa, se as mesmas forem feitas a pé, de bicicleta, de transportes públicos ou simplesmente estacionando a viatura privada a 300 metros da escola.

Actualmente o sinal foi colocado pela autarquia, numa iniciativa que conta com o apoio da PSP – Escola Segura e da ACAM- Associação de Cidadãos Automobilizados, na proximidade da escola básica Chafariz D`El Rei, Heróis do Ultramar, André de Resende, Galopim de Carvalho e das escolas secundárias André de Gouveia e Severim Faria.