Domingo, Maio 19, 2024

Évora ganha novo complexo desportivo com projetos de clube e associação

- Pub -

Um novo complexo desportivo, constituído por um estádio e uma academia, vai ‘nascer’ em Évora, fruto de projetos promovidos por um clube e uma associação de futebol com o apoio do município, foi esta semana anunciado.

A infraestrutura, indicou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, está projetada para um terreno municipal localizado na Herdade do Alcaide, na periferia da cidade, e resulta de dois projetos distintos.

Os espaços “vão constituir um único complexo desportivo”, pois “haverá até áreas comuns, como, por exemplo, o estacionamento”, assim como “algumas infraestruturas comuns, como as das águas pluviais”, adiantou o autarca alentejano.

Um dos projetos é da Associação de Futebol de Évora (AFE) e da autarquia e consiste na construção de uma academia com apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito de uma candidatura ao programa “Uma associação, uma academia”.

Este equipamento abarca a construção de dois campos, um de futebol com relvado sintético e outro para a prática de futebol de praia, além de um pavilhão gimnodesportivo, realçou à Lusa o presidente da AFE, António Pereira.

Segundo o responsável, o apoio financeiro atribuído pela FPF ao projeto ascende a 600 mil euros.

Assinalando que o investimento global ronda os dois milhões de euros, o dirigente desta associação de futebol referiu que já foi assinado um protocolo que prevê que a autarquia assegure a restante verba necessária, ou seja, 1,4 milhões de euros.

Em contrapartida, salientou, a Câmara de Évora vai gerir 80% do tempo útil de utilização da academia, podendo atribuir tempo de uso a outros para a prática de desporto, pois a AFE apenas precisa de 20% para as suas seleções.

De acordo com o presidente do município, a parte do investimento que cabe à autarquia “sairá do orçamento municipal, uma vez que não haverá outro” disponível.

“Está a ser elaborado o projeto”, disse Pinto de Sá, que não se compromete, para já, com datas para o início das obras.

O outro projeto é o do novo estádio do Juventude Sport Clube, cujo terreno, com uma área de 20.998 metros quadrados, já lhe foi cedido pela autarquia, na semana passada, aquando da escritura de constituição gratuita de direito de superfície.

Contactado pela Lusa, o presidente do Juventude, António Sousa, escusou-se, para já, a dar mais detalhes do projeto.

De acordo com a Câmara de Évora, numa publicação na rede social Facebook, o clube vai iniciar, em breve, a construção de um estádio que, numa primeira fase, vai ter capacidade para três mil espetadores.

A autarquia, que cedeu o terreno ao Juventude na sequência de um concurso público, frisou que está previsto o usufruto de uma bolsa de 212 horas anuais para iniciativas, eventos ou projetos municipais.

O Juventude, confirmou à Lusa, em 2022, o presidente do clube, tem negociado com o Lidl um contrato de constituição do direito de superfície de uma parte do atual estádio do Juventude para que a multinacional do setor do retalho construa um supermercado.

Na mesma rede social, o clube explicou que a multinacional financiará a construção do estádio, de um campo de futebol com relvado sintético e uma edificação de apoio à atividade desportiva com cerca de 700 metros quadrados de área.

A conclusão da empreitada está prevista para a primavera do próximo ano, acrescentou.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Bola de fogo ilumina céu do Alentejo na noite deste sábado

São muitos os relatos do avistamento de uma bola de fogo que iluminou os céus de Portugal, ao final...