O Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida inaugura, no dia 30 de setembro de 2023, em Évora, a exposição Aparato, de Rui Macedo, com curadoria de José Alberto Ferreira.
Concebida especificamente para a Fundação, esta exposição dá continuidade do trabalho desenvolvido por este artista eborense ao longo dos últimos anos.
Aparato é uma proposta artística exclusivamente baseada na Pintura como disciplina exploratória das linguagens da representação visual. Lida com conceitos como o trompe l’oeil e o de série versus objeto único, com a relação site-specific e o conceito de parergon a atestar a relação dentro/fora do campo de representação (o próprio suporte da pintura), admitindo formatos convencionais e shaped canvas. Esta proposta artística, sendo profundamente contemporânea, preserva uma ligação com a História de Arte e a História da Pintura admitindo muitas camadas de interpretação e, por isso, captando a atenção de vários públicos, interpelando cada um deles de modo distinto e desafiante.
A exposição Aparato pode ser visitada a partir do dia 30 de setembro, de 3ª feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, com entrada livre.