A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR apreendeu, durante o mês de agosto, 2 233 artigos contrafeitos em várias operações realizadas em diferentes concelhos do país.
Segundo a GNR, a operação envolveu os Destacamentos de Ação Fiscal do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro, tendo sido detetados 18 crimes de contrafação.
As ações de fiscalização decorreram em feiras, mercados, lojas e respetivos acessos nos concelhos de Paços de Ferreira, Montalegre, Viseu, Mafra, Caldas da Rainha, Almada, Évora, Faro e Silves.
Ao longo do mês foram realizadas 57 ações de fiscalização, que contaram com a participação de 140 militares. No total, foram fiscalizadas 12 feiras, mercados e lojas, bem como 558 veículos.
Da operação resultaram diversas infrações criminais e contraordenacionais, destacando-se:
– 18 crimes de contrafação;
– 145 infrações ao Regime dos Bens em Circulação (RBC);
– Uma infração ao Imposto sobre Bebidas Alcoólicas (IABA);
– Duas infrações à Inspeção Periódica Obrigatória (IPO);
– Uma infração à Legislação Rodoviária.
Além dos artigos contrafeitos, foram ainda apreendidos cinco litros de bebidas espirituosas.
A GNR sublinha que a Unidade de Ação Fiscal continuará a desenvolver operações direcionadas para a prevenção de ilícitos que alimentam a economia paralela e promovem a fraude e evasão fiscais.



















