Terça-feira, Abril 16, 2024

Évora entre as cinco regiões do país, nas quais Jornalistas darão formação a professores

- Pub -

A região de Évora, será uma das cinco regiões de Portugal que irá acolher o novo projecto do Ministério da Educação, que irá dar formação aos professores na área dos media, dada precisamente por jornalistas e académicos especialistas na área do jornalismo.

Este projecto resulta de um protocolo recentemente assinado entre o Ministério da Educação e o Sindicato dos Jornalistas.

Segundo o Ministério da Educação, esta formação tem como objectivo, “capacitar os professores para o desenvolvimento de actividades de Educação para os Media, esta formação segue a metodologia de projecto, envolvendo alunos e outros membros das comunidades educativas. Deste modo, tendo em conta a existência de componente teórica mas também prática, serão desenvolvidas actividades de Literacia dos Media, com milhares de alunos ao longo da formação.”

O Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues adianta ainda que “a formação tem início este sábado, 26 de Janeiro, num projecto-piloto que, este ano lectivo, irá já envolver cerca de 40 agrupamentos e 100 professores, formados por um grupo de 10 jornalistas e académicos: Manuel Pinto/Daniel Catalão, João Figueira/Miguel Midões, António Granado/Sofia Branco, Miguel Crespo/Paulo Barriga, Vítor Tomé/Isabel Nery.”

Com o alto patrocínio do Presidente da República, a formação – que envolve professores do 3.º ciclo e do Ensino Secundário já ligados a projectos de media nas escolas e professores bibliotecários – vai decorrer em 5 regiões do país: Faro, Évora, Lisboa, Águeda e Porto. As sessões de formação terão componente teórica (8h) e prática (12h), cujo objectivo é disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que poderão usar nas actividades de Literacia dos Media em contexto de sala de aula.

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Évora: Estendal solidário oferece roupa ou sapatos a quem precisar

Peças de vestuário ou sapatos são alguns dos artigos que se encontram num estendal colocado, até quarta-feira, no Jardim...