Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
Pub

Évora: Dir. de Cultura do Alentejo e Biblioteca Pública de Évora acolhe exposição “Estrela Faria Reencontro”

- Publicidade -
- Publicidade -

A Biblioteca Pública de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo acolhem, a partir de dia 4 de fevereiro, a exposição “Estrela Faria Reencontro”.

‘Estrela Faria Reencontro’ é o nome da exposição que vai inaugurar em Évora, dia 4 de fevereiro, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, pelas 16h30, e na Biblioteca Pública de Évora, pelas 17h00.

Dada a sua abrangência a exposição é constituída por dois polos:  na Galeria de Exposições da Casa de Burgos apresentar-se-ão obras que evidenciam as características polifacetadas da artista: pintora, professora, decoradora, ilustradora, cenógrafa, vitrinista; e na Biblioteca Pública de Évora será apresentado um núcleo com livros ilustrados por Estrela Faria bem como um núcleo documental.

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Biblioteca Pública de Évora, a Universidade de Évora – CIDHEUS e a Escola Secundária Gabriel Pereira, esta mostra conta com o apoio de familiares da artista, de colecionadores particulares e de vários museus nacionais onde a artista se encontra representada, entre os quais o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional do Azulejo. A exposição conta ainda com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Estrela Faria (1910-1976), natural de Évora, onde fez a sua formação inicial na Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, frequentou depois a Escola de Belas-Artes de Lisboa onde concluiu o seu curso de pintura. Na sua formação destacam-se a sua estadia em Paris, como bolseira, e a sua passagem por várias cidades da Europa.  No seu percurso artístico trabalhou também no Brasil e em Moçambique, nomeadamente na cidade de Lourenço Marques, atual Maputo.  Foi premiada a nível nacional e internacional.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Estremoz: 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO

O 1.º Encontro Transfronteiriço de Cidadania Ativa para os Valores da UNESCO vai decorrer esta sexta-feira, a partir das 09:00, no Teatro Bernardim Ribeiro,...

Galp disponibiliza 2,2M€ em gás para apoio a famílias em situação de vulnerabilidade

A Galp reativou o programa “Energia Solidária” e dedica €2,2M para o apoio em energia a famílias em vulnerabilidade económica identificadas na rede de...