Évora: Câmara expõe pintura do século XVII recentemente restaurada

Pintura restaurada

A pintura “Santa Francisca Romana”, da primeira metade do século XVII e pertencente ao espólio da Câmara de Évora, foi restaurada e pode agora ser apreciada no Palácio de D. Manuel, revelou o município.

A intervenção de recuperação da obra, proveniente da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na cidade alentejana, foi efetuada pela Oficina de Conservação e Restauro da Câmara de Évora.

Trata-se de “uma pintura a óleo sobre tela de linho” e “representa Santa Francisca Romana vestida com o hábito da Ordem Beneditina – manto branco e túnica negra – e o seu anjo da guarda, que, segundo a sua iconografia, a acompanhava e guiava”, explicou a autarquia.

Os trabalhos de restauro “focaram-se, particularmente, no reforço estrutural da tela, que se encontrava bastante fragilizada, e na estabilização da camada cromática que apresentava destacamento”, tendo ainda sido efetuada “a limpeza mecânica e química, o preenchimento de lacunas, a substituição do bastidor, a reintegração cromática e a aplicação de uma camada de proteção”.