Évora: Biblioteca Escolar do Frei Aleixo foi inaugurada e integra Rede de Bibliotecas Escolares

Integrada na Rede de Bibliotecas Escolares, foi inaugurada, esta semana, a nova Biblioteca Escolar do Frei Aleixo.

De acordo com a informação disponibilizada, esta nova biblioteca resulta de um projeto aprovado e financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), através de uma candidatura realizada em 2021, um apoio financeiro que permitiu a aquisição de novo mobiliário, fundo documental e equipamento informático.

Este projeto teve também os apoios da Câmara Municipal de Évora, da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde e da Direção do Agrupamento de Escolas André de Gouveia.

Tendo Évora o desígnio de Cidade Educadora, a autarquia interveio neste projeto com a execução de instalação de infraestrutura de rede elétrica e da rede de informática, instalação de equipamento de segurança contra incêndios, lavagem, reparação e pintura da fachada em madeira, recolha de material e equipamento obsoletos e arranjo de canteiros e colocação de plantas.

Para dinamizar o trabalho desta nova Biblioteca Escolar, explicou a Coordenadora da RBEV e igualmente Coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de Escolas André de Gouveia) Lucinda Polícia, foi submetido e aprovado um projeto intitulado “Ler, Aprender e Ser”. Este tem em conta as três dimensões consubstanciadas no Projeto Educativo do Agrupamento: o Sucesso Educativo; a Criatividade/ Inovação e a Construção da Identidade e a Melhoria das Práticas Educativas e Organizacionais.

“No nosso agrupamento, defendemos a necessidade de motivar os alunos para a leitura e escrita (transversais a qualquer área disciplinar), tendo como ponto de partida a exploração de obras do domínio da Educação Literária, aliada a um percurso de crescimento e de aprendizagem do aluno que privilegie uma ligação afetiva com o ato de ler, quer em suporte físico, quer em suporte digital, tendo sempre em vista formar cidadãos competentes nas diferentes literacias e integrados na sociedade”, sublinhou ainda a Coordenadora.

Mais notícias

Angelita Letras fala de música e negócios no VÄLIDO Talks, em Viana do Alentejo

Angelita Letras é a convidada do novo episódio do VÄLIDO Talks, gravado no Castelo...

GNR de Évora apoiou operação no distrito de Santarém que apreendeu 69 mil doses de droga e deteve 27 pessoas

O Comando Territorial da GNR de Évora apoiou uma operação de prevenção criminal nos...

Universidade de Évora reforça presença internacional com renovação de mestrado Erasmus Mundus

A Comissão Europeia renovou pela quinta vez o Erasmus Mundus Joint Master Techniques, Heritage,...

Lídia Terra eleita vice-presidente do Tribunal da Relação de Évora

A juíza desembargadora Lídia Renata Goulart Whytton da Terra foi eleita vice-presidente do Tribunal...

Évora: Fundação Eugénio de Almeida promove oficinas para escolas sobre amor, sofrimento e morte

As sessões de “Perguntar de coração aberto”, orientadas por Joana Rita Sousa, realizam-se entre...

Concurso de 660 mil euros prevê reparar e modernizar semáforos no Alentejo

A Infraestruturas de Portugal (IP) abriu um concurso público, com um preço base global...

O Casulo, de Évora, distinguido no Prémio BPI Fundação “la Caixa” Infância 2026

O Casulo – Associação para o Desenvolvimento Sociocultural da Zona Oeste de Évora é...

Ordem dos Engenheiros abre candidaturas a prémios de 1.500 euros para estudantes e recém-formados

A Ordem dos Engenheiros Região Sul (OERS) abriu as candidaturas à 4.ª edição dos...

Outubro chega com música, literatura e experiências culturais na programação da Évora_27

A literatura, a música, a performance e a relação entre criação artística e território...