InícioÚltimasÉvora: Autarca admite adiar...

Évora: Autarca admite adiar taxa turística após ouvir operadores

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, admitiu a possibilidade de adiar a entrada em vigor da Taxa Municipal Turística, prevista para 1 de agosto, na sequência das preocupações manifestadas pelos operadores do setor durante uma sessão pública de esclarecimento promovida pela autarquia.

O encontro decorreu no Salão Central e reuniu empresários e representantes de entidades ligadas ao turismo local, com o objetivo de apresentar os detalhes do regulamento e esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de implementação da taxa. No final da sessão, Pinto de Sá reconheceu que «surgiram aqui muitas dúvidas e questões», algumas das quais «merecem uma avaliação mais aprofundada».

Embora a taxa esteja formalmente aprovada e com entrada em vigor fixada, o autarca garantiu que vai «avaliar agora aquilo que nos foi transmitido», ouvindo os vereadores e ponderando uma proposta de adiamento. «Vamos tomar uma decisão sobre esta matéria muito rapidamente, para poder, naturalmente, comunicar aos operadores que vamos fazer», referiu.

Apesar da abertura à revisão do calendário, o presidente da autarquia salientou que qualquer alteração depende do funcionamento da Assembleia Municipal. «Naturalmente que não é possível tomar uma decisão pela Assembleia Municipal antes do dia 1», afirmou, explicando que o processo seguirá os trâmites legais e institucionais exigidos.

Pinto de Sá reiterou a importância da taxa turística para a cidade, considerando-a uma ferramenta essencial para responder ao aumento da pressão turística sobre o espaço público, os monumentos e os serviços. «Évora precisa da taxa turística como outras cidades estão a implementar», afirmou, justificando que o novo encargo permitirá «garantir a resposta dos serviços públicos» e contribuir para «uma Évora de maior qualidade».

Segundo o autarca, os fundos arrecadados não beneficiarão apenas os visitantes, mas serão aplicados em melhorias com impacto para toda a população. «A taxa turística tem como objetivo investir na melhoria da qualidade de Évora em termos globais e, obviamente, não servirá apenas os turistas, servirá a toda a população», afirmou.

Confrontado com as críticas e dúvidas levantadas durante a sessão, o presidente do Município reconheceu que é natural que surjam dificuldades na fase inicial de aplicação. «Hoje é comummente aceite a necessidade da taxa turística. Ela está a espalhar-se pelo país e pelo mundo», disse, sublinhando que muitas das dúvidas já se encontram respondidas no próprio regulamento e que os procedimentos estão tecnicamente preparados para facilitar a cobrança.

O próximo passo, indicou Pinto de Sá, será auscultar os vereadores e, com base nesse processo, decidir se levará ou não uma nova proposta a reunião de Câmara e eventualmente à Assembleia Municipal. «Vai depender agora da auscultação que eu fizer aos vereadores, transmitir-lhes exatamente o que resultou desta reunião», concluiu.

Mais notícias

Universidade de Évora promove concerto solidário de flamenco para apoiar estudantes

A Universidade de Évora promove, no próximo domingo, 12 de julho, um concerto solidário...

Castelo de Noudar recebe noite de vinhos, gastronomia e observação do céu em Barrancos

O Castelo de Noudar, no concelho de Barrancos, recebe, no dia 18 de julho,...

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...

Turismo no Alentejo continua assente sobretudo nos visitantes nacionais

O turismo no Alentejo continua a depender sobretudo dos visitantes nacionais. Segundo as “Estatísticas...

Évora_27 leva “Revelação” à Sé e “MA” ao Salão Central Eborense em noite de programação dupla

Évora_27 – Capital Europeia da Cultura apresenta, no dia 18 de julho, uma noite...

Câmara de Évora adota novas medidas face a problemas de limpeza e higiene públicas

A Câmara de Évora vai adotar um conjunto de medidas para enfrentar problemas de...

Alentejo promove Évora 2027, vinhos e gastronomia em Nova Iorque

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover o destino em...

Turismo no Alentejo cresce acima da média nacional e regista uma das maiores subidas de dormidas em Portugal em 2025

O Alentejo foi uma das regiões do país que mais cresceu em número de...

Fotografias de António Carrapato desvendam memórias e segredos da muralha de Évora

Memórias e segredos da muralha de Évora são desvendados numa exposição de fotografia de...