A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) promove, no dia 22 de outubro de 2025, a conversa «Construir Pontes – Do passado ao presente: olhares sobre o trabalho com pessoas em situação de sem-abrigo». A iniciativa decorre entre as 15h00 e as 17h30, no Centro de Inovação Social da FEA, em Évora.
Organizado em parceria com o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Évora (NPISA), o evento pretende refletir sobre a trajetória, os desafios e as boas práticas no apoio a pessoas em situação de sem-abrigo. O encontro dirige-se ao público em geral, profissionais das áreas social e da saúde, voluntários, estudantes e investigadores. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia até 20 de outubro, em www.fea.pt/social/voluntariado/outras-atividades.
A sessão de abertura conta com intervenções de Henrique Joaquim, coordenador da Estratégia Nacional NPISA, e de Henrique Sim-Sim, coordenador da Área Social e Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida.
Segue-se a conversa principal, que integra as participações de Tânia Barão (NPISA Beja), Sílvia Alves (NPISA Santarém), Luís Gamito (NPISA Évora) e da Irmã Pilar Moreira, que dará o seu testemunho em primeira pessoa. A moderação estará a cargo de Inês Gonçalves. O encontro termina com um momento de networking.
Henrique Sim-Sim sublinha que «esta iniciativa pretende criar um espaço de reflexão e diálogo sobre a inclusão social de pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo a partilha de experiências, boas práticas e a construção de novas perspetivas para a intervenção social».



















