Évora 2027: Univ. de Évora vai avaliar as expectativas da comunidade sobre o papel da cultura no futuro do Alentejo

Évora 2027

Um estudo desenvolvido por equipa da Universidade de Évora vai avaliar as expectativas da comunidade relativamente ao papel da cultura no futuro do Alentejo.

Neste sentido, estão abertas as inscrições para os Grupos de Discussão promovidos no âmbito do processo de participação pública que a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 tem vindo a promover faseadamente.

O principal objetivo destes grupos, desta vez, dirigidos a jovens e a maiores de 65, será o de perceber a importância das atividades culturais na vida dos alentejanos, a sua identidade cultural e qual o futuro que desejam para a região.

Os participantes serão divididos em dois grupos etários: dos 18 aos 30 anos, com sessões a realizarem-se nos dias 10 e 11 de maio, das 17h30 às 19h00; e maiores de 65 anos, nos dias 17 e 18 de maio, das 10h00 às 11h30. No decorrer destes encontros, os grupos serão convidados a partilhar perceções sobre o passado, o presente e o futuro da região, através de histórias, práticas quotidianas e imagens.

Tendo em conta o atual contexto de pandemia, os Grupos de Discussão de Évora 2027 vão decorrer online, através da plataforma Zoom. A lotação é limitada. As inscrições são gratuitas e os interessados devem preencher o seguinte formulário até 7 de maio (dos 18 aos 30 anos) e 14 de maio (maiores de 65 anos): http://bit.ly/evora2027_avozqueimporta

Paralelamente à realização dos grupos de discussão, será ainda lançado em breve um inquérito centrado nas expectativas e intenções da população do Alentejo relativamente à candidatura de Évora 2027.

O estudo é coordenado por André Carmo, professor auxiliar da Universidade de Évora e investigador do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 é da responsabilidade da Comissão Executiva “Évora 2027”, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida, Turismo do Alentejo – ERT e a Universidade de Évora.