Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
Pub

Eurorregião EUROACE teve 51 projetos financiados por programa europeu de cooperação

- Publicidade -
- Publicidade -

A eurorregião composta pelo Alentejo, Centro e Extremadura espanhola (EUROACE) recebeu, entre 2014 e 2020, 51 projetos financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), num montante total aprovado de 99 milhões de euros (ME).

“Temos quase tudo em comum, tanto nas dificuldades como nas oportunidades. A baixa densidade, o envelhecimento acentuado da população, a baixa taxa de escolaridade e formação, emprego pouco qualificado, o abandono das aldeias, aglomeração da população em pequenas e médias cidades, um tecido empresarial que necessita ser consolidado, entre outros, são os desafios mais prementes que temos enfrentado e que continuam no nosso mapa de trabalho comum”, afirmou a presidente cessante da EUROACE.

Isabel Damasceno, que também preside à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), falava hoje em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, durante a realização do IV Plenário EUROACE 2022, que fez a transição da presidência de Portugal para Espanha.

Esta responsável salientou que no período entre 2014 e 2020, a eurorregião EUROACE recebeu 51 projetos financiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg Espanha-Portugal (POCTEP)”, que envolveu “mais de 200 entidades das três regiões [Alentejo, Centro e Extremadura espanhola], com um montante total aprovado de 99 ME o que significa que houve um montante de Feder [Fundo Europeu de desenvolvimento Regional] de 87 ME investido no território”.

“Mas, se nos identificamos nos problemas, identificamo-nos ainda mais nas oportunidades e riquezas. Temos um património natural, cultural, histórico e arquitetónico único, o que torna o EUROACE um território apetecível e procurado, nomeadamente pelos turistas do mercado interno ibérico e de outras geografias”, frisou.

Isabel Damasceno disse ainda que esta eurorregião tem quase quatro milhões de habitantes e setores de atividade relevantes, como o agroalimentar.

“São estas as nossas riquezas e é por aqui que devemos pensar o nosso caminho”, defendeu.

Em 2009, as regiões Alentejo, Centro e Extremadura celebraram o protocolo de cooperação transfronteiriça para a constituição da EUROACE, tornando-se na primeira comunidade transfronteiriça tripartida da fronteira luso espanhola.

O EUROACE integra um território de 97 mil quilómetros quadrados, mais de 400 quilómetros de fronteira, 535 municípios e quase quatro milhões de habitantes.

O seu objetivo último é a construção de uma eurorregião coesa e solidária.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Mudança do tempo em Portugal continental com regresso de chuva e neve na quarta-feira

O tempo em Portugal continental vai ser condicionado até quinta-feira por uma “região depressionária complexa”, com regresso de chuva forte, em especial na região...

Mora: Infraestruturas de Portugal realiza obras em estrada próxima de Pavia

A empresa Infraestruturas de Portugal vai realizar trabalhos de pavimentação na ER370 em Pavia, concelho de Mora. De acordo com a informação disponibilizada, a intervenção...