Estudo de impacte ambiental do Bloco de Rega de Moura em consulta pública até Janeiro

Está em consulta pública até ao dia 3 de Janeiro de 2019, o estudo de impacte ambiental do Bloco de Rega de Moura, projecto que integra a 2.ª fase do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (áreas de expansão), que abrangerá cerca de 45.000 ha (os quais acrescem aos 120 ha já infraestruturados na 1.ª fase), e que tem como objectivo a beneficiação por regadio de 1.208 ha no concelho de Moura.
Recordamos que esta nova infraestrutura beneficiar 10.000 hectares junto às povoações de Amareleja, Estrela, Moura e Póvoa e representa um investimento público que ultrapassa os 36 milhões de euros.
De acordo com o estudo apresentado, os impactos negativos da construção deste bloco estão relacionados maioritariamente com a fase de obra, tendo assim mais pontos positivos, pois segundo o documento “contribuirá, de forma positiva, para o desenvolvimento da agricultura no concelho e região, permitindo maior competitividade das explorações agrícolas, condições para instalação de novas culturas, diversificação e dinamismo do sector agrícola, geração de emprego e de novos serviços associados, contribuindo para o reforço da economia local, regional e até nacional.”

Mais notícias

Município de Moura atribui prémios de mérito escolar a 15 alunos

Quinze alunos do Agrupamento de Escolas de Moura, da Escola Básica Professor Francisco Honrado...

Portel: Vinhos, gastronomia e música são ‘ingredientes’ do “Alqueva Sunset”

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai promover, no próximo sábado, a 8.ª edição...

Praia do Lago, em Moura, vence Prémio Nacional de Arquitetura FORMA

A Praia do Lago, em Moura, conquistou o 1.º Prémio na categoria C4 –...

Moura investe mais de 18 mil euros em novos meios tecnológicos para a Proteção Civil

A Câmara Municipal de Moura investiu 18.441,15 euros no reforço dos meios tecnológicos do...

Museu da Luz recebe exposição de Patrícia Magalhães sobre memória e transformação do território

O Museu da Luz, no concelho de Mourão, recebe, a partir desta sexta-feira, 2...

Alqueva Sustentável leva à Rural Beja ferramentas e experiências para pensar futuro do território

O projeto Alqueva Sustentável vai promover dois momentos dedicados à sustentabilidade, na sexta-feira, no...

Moura: Proteção Civil Municipal reforçada com investimento de cerca de 18.441 euros

A Câmara de Moura, distrito de Beja, adquiriu um serviço de Internet através de...

Alqueva recebeu mais de 6 mil milhões de metros cúbicos de água no ano hidrológico 2025/26

A albufeira de Alqueva recebeu 6.135 milhões de metros cúbicos de água entre 1...

Por Aqui: Um dia entre São Pedro do Corval, Monsaraz e as margens do Alqueva

Há viagens que não precisam de muitos quilómetros para atravessar paisagens, património e tradições...