A União das Freguesias de Estremoz inaugurou este sábado, 12 de abril, pelas 16h00, um novo pavilhão destinado ao setor operativo da autarquia.
A infraestrutura está localizada na zona industrial da cidade, num terreno com 1.772 metros quadrados, adquirido à Câmara Municipal. A área bruta de construção do pavilhão é de 566,40 metros quadrados.
A nova instalação responde a uma necessidade identificada há vários anos, relacionada com a inexistência de espaços adequados para o parqueamento de viaturas e o armazenamento de equipamentos. A obra representou um investimento próximo dos 300 mil euros e integra um projeto faseado que prevê a construção de zonas de estacionamento, salas de pessoal, balneários, sala de controlo e um piso superior para arrumos.
Em declarações a’ODigital.pt, o presidente da União das Freguesias de Estremoz, Pedro Ramalho, sublinhou o simbolismo do momento para o executivo e para a população. «É um momento muito feliz, quer para o executivo, quer para a freguesia, porque era uma das bandeiras deste mandato», afirmou, acrescentando que o novo equipamento «tem como finalidade e objetivo prestarmos ainda um melhor serviço em tudo aquilo que fazemos diariamente».
Segundo o autarca, as antigas condições de trabalho eram manifestamente insuficientes. «Não tínhamos instalações à altura dos funcionários prestarem um serviço diário na freguesia», referiu. «Entendemos e apostámos nesta mais-valia, neste equipamento, para que dia a dia eles possam ter todas as condições de trabalho e prestar um bom serviço aos fregueses».
Pedro Ramalho destacou ainda o esforço financeiro envolvido, reforçando a sustentabilidade da gestão da autarquia: «Este é um equipamento que ronda os 300 mil euros. Mas também é de salientar que a freguesia goza de boa saúde financeira. Temos feito uma gestão criteriosa, acima de tudo como eu costumo dizer, melhor do que a da nossa própria casa».
O presidente explicou que a estrutura agora inaugurada está preparada para evoluir: «O projeto foi pensado por fases. Nesta primeira fase, os serviços operativos vão acondicionar todos os seus equipamentos e viaturas, que até agora ficavam na rua. O pavilhão ficou preparado para, no futuro, poder albergar novos gabinetes e outras áreas funcionais, consoante as necessidades e a evolução dos serviços».
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio, elogiou a decisão do executivo da freguesia em investir na melhoria das condições de trabalho dos seus serviços operativos. «Podia ser muito fácil para o Pedro e para o executivo investir este dinheiro noutras obras, daquelas que às vezes dizemos de fachada. Mas o Pedro, de forma séria e verdadeira, investiu aqui», afirmou.
O autarca considerou o investimento como um exemplo de compromisso com a população: «Há décadas que os funcionários da freguesia reclamavam justamente mais e melhores condições».
José Daniel Sadio destacou ainda a política de descentralização seguida pelo município: «A cerca de três anos e meio abraçámos com todos os autarcas o compromisso de investir de forma equitativa. Entregámos a cada presidente de Junta 100 mil euros, para que ouvissem a sua população e fizessem um investimento prioritário para a freguesia».
A concluir, o presidente da Câmara reiterou o papel do poder local enquanto instrumento de serviço público: «Estamos cá de forma legítima, no uso das funções que nos foram confiadas. Só com todos, com verdade e com compromisso, é que se consegue cumprir esta missão».
Fique de seguida com as imagens desta inauguração, numa reportagem de Hugo Calado:




























