Estremoz: Rossio inaugurado após obras de cerca de 1,3M€ (c/fotos)

O Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, no distrito de Évora, beneficiou de obras de requalificação paisagística na zona sul, hoje inauguradas, num investimento de cerca de 1,3 milhões de euros para valorizar a praça central da cidade.

O presidente da câmara, José Daniel Sádio, afirmou hoje que o Rossio de Estremoz é “a maior praça do país” e que esta obra “valorizou e embelezou o centro da cidade”.

O autarca falava na inauguração da obra de requalificação do Rossio, numa cerimónia presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

“Melhoraram as condições onde funciona o mercado de sábado”, adiantou o presidente do município, acrescentando que, passadas algumas semanas da sua reinstalação, pode afirmar-se que “superadas as dificuldades e as divergências que existiam há melhores condições e as pessoas estão contentes”.

O autarca lembrou as dificuldades sentidas pelos comerciantes do Rossio e pela população local durante a execução da obra, salientando que “valeu a pena o sacrifício de todos”, para a cidade ficar com “um espaço melhor”.

José Daniel Sádio indicou à agência Lusa que a requalificação do Rossio envolveu um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros.

A ministra da Coesão Territorial, em declarações aos jornalistas, referiu que este projeto visou “valorizar o território”, neste caso, “em termos de regeneração urbana”, com “o apoio de fundos europeus”.

“A ideia é aproveitarmos os fundos europeus para regenerar os centros históricos, porque queremos que cada vez mais as pessoas escolham os centros históricos para viver e queremos que cada vez mais a atividade económica dos centros históricos se dinamize e isso só [acontece] com pessoas a viver, e os fundos europeus estão canalizados nesse sentido”, realçou Ana Abrunhosa.

A ministra disse ainda que “é possível apoiar os municípios” a reconstruir habitação, o espaço público e edifícios públicos de uso coletivo, salientando que o concelho de Estremoz no conjunto do programa Portugal 2020 e do Plano de Recuperação e Resiliência “tem aprovado um investimento que ultrapassa os 40 milhões de euros”, em investimento público e privado.  

A empreitada da requalificação paisagística do Rossio envolveu a zona da feira de antiguidades e velharias e o mercado tradicional, em frente ao edifício da câmara municipal e à Igreja dos Congregados.

Esta intervenção visou a requalificação do espaço público na zona sul do Rossio com a intenção de “melhorar o ambiente urbano na praça central da cidade”, explicou a câmara.

Com estas obras, o município pretendeu também “eliminar os impactos visuais dissonantes existentes no Rossio Marquês de Pombal, beneficiando toda a praça, toda a envolvente e todo o seu edificado”.

A requalificação daquele espaço envolveu ainda a construção de novos módulos para utilização dos comerciantes de artesanato e dos mercados diários, a melhoria do piso na zona onde funciona a feira de antiguidades e velharias e a construção de um novo quiosque e de sanitários.

A intervenção, de acordo com a autarquia, esteve integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz, no âmbito do Plano de Ação para a Reabilitação Urbana, com financiamento de 85% de fundos comunitários, num investimento total de 1,3 milhões de euros, acrescido de IVA.

Fique de seguida com as imagens da cerimónia de inauguração, numa reportagem de Hugo Calado:

Mais notícias

Estremoz: Obras na Escola Sebastião da Gama ainda aguardam financiamento enquanto sobem para 8M€

A requalificação da Escola Básica Sebastião da Gama, em Estremoz, está agora estimada em...

Passeio TT solidário em Estremoz vai apoiar obras de ampliação da CERCI

Um Passeio de Todo-o-Terreno (TT) Solidário vai realizar-se no dia 14 de novembro, em...

Estremoz: A Escola do Caldeiro não tinha biblioteca e hoje abriu uma para mais de 200 alunos (c/fotos)

A Escola Básica do Caldeiro, em Estremoz, passou esta quarta-feira, 7 de outubro, a...

Antigos militares de 1989 regressam ao RC3 em Estremoz

Um grupo de antigos militares do 3.º Turno de 1989 regressou, no dia 3...

Morreu mulher atropelada por camião perto de Arcos (Estremoz)

A mulher atropelada na tarde desta terça-feira, dia 6 de outubro, perto de Arcos,...

Mulher fica em estado grave após ser colhida por camião na N4, perto de Arcos (Estremoz)

Um veículo pesado atropelou uma mulher na tarde desta terça-feira, dia 6 de outubro,...

Estremoz: O Picadeiro do RC3 transformou-se para uma noite de fado, flamenco e cante alentejano

O Picadeiro do Regimento de Cavalaria n.º 3 (RC3), em Estremoz, recebeu, no dia...

“Os alojamentos dos cinco concelhos estão praticamente esgotados”: Granfondo levou mais de 1.500 ciclistas à Serra d’Ossa (c/fotos)

Mais de 1.500 ciclistas juntaram-se este domingo, 4 de outubro, no Alandroal para participar...

Outubro chega com música, literatura e experiências culturais na programação da Évora_27

A literatura, a música, a performance e a relação entre criação artística e território...