Estremoz: Pedro Calado inaugurou o ‘Mês do Fado” (c/fotos)

Pedro Calado

Diversos espetáculos de fado, que culminam com a atuação do fadista Camané, integram a programação deste mês das comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, no distrito de Évora.

O Teatro Bernardim Ribeiro, propriedade do município, é um dos ex-libris da cidade alentejana, tendo a autarquia preparado uma programação especial, a decorrer ao longo de 2022, para assinalar os 100 anos da principal sala de espetáculos do concelho.

No âmbito desta iniciativa, este mês é dedicado ao fado e estão previstos espetáculos na cidade alentejana e em todas as freguesias do concelho, com vários fadistas.

A primeira atuação ocorreu em São Bento do Ameixial, com Pedro Calado, que foi acompanhado por Filipe Larça, no baixo, por Miguel Ramos, na viola, e por José Geadas, na guitarra.

Este evento dedicado ao fado está integrado no Fora de Cena – Programação Cultural em Rede, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). 

O Teatro Bernardim Ribeiro, assim denominado em homenagem ao poeta alentejano do mesmo nome, foi inaugurado a 22 de julho de 1922 e está classificado como imóvel de interesse municipal desde 1997, integrando a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

Fique de seguida com algumas imagens do primeiro espetáculo de Fado, numa reportagem de Hugo Calado: