O Município de Estremoz entregou esta segunda-feira uma viatura de apoio ao Centro de Saúde da cidade.
O novo meio de transporte teve financiamento do PRR e vai permitir «um melhor acesso aos nossos doentes», segundo a diretor da Unidade de Saúde Familiar, Sandra Leal, aos jornalistas.
Mesmo que «maioritariamente» aos mais idosos, pelas «grandes dificuldades em deslocar-se ao centro de saúde», esta viatura vai beneficiar também as pessoas com «patologia crónica e progressiva que se veem muito limitadas no acesso aos cuidados».
Vai beneficiar ainda as «pessoas que, em situações provisórias, se veem restritas da sua mobilidade».
«É uma mais-valia importante para nós e para a USP certamente, a atribuição deste carro para aumentarmos o nosso número de domicílios e o acesso aos doentes que não conseguem vir e precisam de nós», destacou a diretora.
Já Sónia Caldeira, vice-presidente da Câmara Municipal, realçou que este investimento foi «uma das grandes reivindicações quando foi a transferência de competências na área da saúde».
Sublinhou que a autarquia «herdou uma Renault 4L com 40 anos e uma Opel com mais de 20 anos». Uma que «praticamente nunca é usada» e que apresenta «riscos na condução da viatura», outra que «estamos quase sempre com ela na oficina».
Esta nova viatura afigurava-se uma «necessidade» para «podermos dar resposta a nível de domicílios e também nas deslocações para as extensões de saúde, porque temos várias extensões de saúde nas freguesias rurais», afirmou a autarca.
«É um centro de saúde de uma dimensão diferente de alguns outros do distrito de Évora e, portanto, a nível de necessidade vai ser muito mais usado, porque todos vão precisar de usar a viatura», acrescentou Sónia Caldeira.
Ainda assim, a vice-presidente admitiu que há a «noção» que terá de ser feito outro investimento numa outra viatura, porque «é essencial também para conseguirmos este trabalho de proximidade com as populações».
«O Município de Estremoz tem feito aqui um esforço e uma adaptação para conseguir dar resposta. O pacote financeiro que é atribuído é manifestamente insuficiente», concluiu.
Este novo carro surge na sequência de uma candidatura à Componente 1 do PRR, aprovado a 16 de junho de 2021.
Segundo o que já noticiámos, o investimento para o distrito totalizou 437.700 euros, sem IVA, ou 538.371 euros com IVA.
De seguida, fique com a foto-reportagem de Hugo Calado do momento da entrega da viatura.