Estremoz: Câmara inaugura em agosto o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz

Boneco de Estremoz

O Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz vai ser inaugurado no início do mês de agosto, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, revelou hoje a Câmara Municipal.

A inauguração decorrerá na manhã de 9 de agosto, numa sessão que constará o descerramento de placa evocativa do momento, um momento musical com Rui Moura e uma visita guiada ao espaço pelo responsável técnico do projeto Hugo Guerreiro.

No âmbito do Plano de Valorização e Salvaguarda da Produção do Figurado em Barro de Estremoz, do projeto da Candidatura à Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, foi previsto a efetivação deste Centro Interpretativo. Este espaço resulta exatamente do êxito da Candidatura e do projeto de Valorização e Salvaguarda que o enquadra.

Segundo a autarquia, “o objetivo principal do Centro Interpretativo passa por se colocar o foco no presente e futuro do Boneco de Estremoz, sendo que a exposição foi idealizada para ser dinâmica nos conteúdos e apresentação do figurado. Procurou-se dar destaque aos produtores, no fundo os grandes protagonistas desta história multisecular, e que pelo seu trabalho nos permitiram ainda hoje desfrutar desta tradição artesanal. Valorizar as pessoas e não apenas a sua produção, é um dos grandes objetivos do projeto.”

“Na exposição permanente teremos igualmente, de modo inovador, um espaço onde o visitante individual pode experimentar modelar uma figura ao modo de Estremoz. Desta forma, para além do conhecimento teórico, o visitante terá assim oportunidade de conhecer pela prática a especificidade da tradição que é hoje Património da Humanidade”, adianta ainda a edilidade.

“Este espaço terá no piso térreo uma valência inteiramente dedicada à área educativa, desde sempre a grande aposta do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho”, conclui a Câmara de Estremoz em comunicado.