Estremoz: Adega ‘Monte da Glória’ lança duas novas colheitas

monte da glória

A adega ‘Monte da Glória’ lançou, recentemente, duas novas colheitas, da gama premium, nomeadamente o Grande escolha Chardonnay 2019 e o Monte da Glória Reserva tinto 2018.

Segundo nos é explicado, “o Grande escolha Chardonnay 2019 segue a linha do vinho de 2018 que já se encontrava esgotado há algum tempo. A fermentação decorreu em barrica nova de carvalho francês, de primeiro ano, lentamente, a uma temperatura controlada de aproximadamente 14º C, por forma a extrair todo o potencial aromático da casta. Em seguida, fez um estágio de aproximadamente 9 meses, com batonage, nas mesmas barricas e mais 6 meses em inox. Este vinho revela uma boa acidez e um caracter invulgar, própria do terroir de Estremoz.”

Já “o Monte da Glória Reserva tinto 2018 é um lote de Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional e Touriga Franca e é proveniente maioritariamente de vinhas velhas plantadas, em Estremoz, em 1991. Este vinho revela uma intensidade de cor e concentração incrível, muito própria das vinhas velhas, especialmente do Alicante Bouschet, a casta maioritária neste lote.

A vinificação foi feita em lagares tradicionais, com capacidade para 5.000 kg e controlo de temperatura, fermentando a aproximadamente 25º C. A pisa a pé foi feita 3 vezes ao dia, cumprindo assim a tradição e as técnicas de outros tempos”, foi-nos ainda explicado.

Estas novas colheitas já estão disponíveis no mercado, mostram um novo perfil dos nossos vinhos da gama mais alta especialmente o reserva tinto.

Durante o próximo ano prevê-se o lançamento de mais monocastas, caso deus e o mercado permitam.