A estrada que liga Vila Viçosa a Bencatel deixar de estar condicionada a partir desta quarta-feira, depois de dois anos com o transito condicionado devido à falta de segurança.
“Ao fim de dois anos de condicionamentos em várias estradas do concelho, pelo menos nestas estradas municipais e caminhos municipais com maior circulação, vamos deixar de ter constrangimentos”, disse-nos o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança.
Os trabalhos de retirada dos materiais, que estavam a delimitar a circulação do trânsito começaram a ser retirados às primeiras horas da manhã desta quarta-feira e sendo que a partir da tarde o trânsito começará a fluir nos dois sentidos.
Segundo nos explicou o autarca, “ao longo deste primeiro ano de mandato terminamos e ajudamos a terminar com vários constrangimentos, nomeadamente na EN 255, no Caminho 508 e agora nesta estrada que liga a Bencatel, uma estrada que até tinha dois condicionamentos, o primeiro junto à pedreira D’El Rei que resolvemos logo e agora neste local foi reposta a zona de defesa com o dobro daquilo que a lei exige para que as pessoas possam passar em segurança”.
O autarca garantiu que “a partir deste momento vamos ter as principais estradas com a circulação normalizada e em segurança”, acrescentando que “em todo este processo tivemos como parceiros a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Infraestruturas de Portugal e aqui neste caso da estrada de Bencatel foi de grande importância a colaboração proprietários das pedreiras e também à Solubema que nos ajudou a colocar o material”.
Sobre as parcerias estabelecidas para que se resolvesse as situações de congestionamento, Inácio Esperança frisou que “sem essas parcerias seria muito complicado a Câmara Municipal repor a zona de segurança com os custos com que fez, porque de facto os custos foram muito reduzidos”.
Assim, a partir desta quinta-feira, a estrada que liga Vila Viçosa a Bencatel deixa de ter o trânsito condicionado.
Recorde-se que os condicionamentos em algumas estradas do concelho de Vila Viçosa iniciaram há dois anos, meses depois da queda da estrada de Borba, sendo que a estrada que liga a Bencatel chegou mesmo a ser cordada pela Infraestruturas de Portugal.