Domingo, Janeiro 29, 2023
Pub

“Estamos a correr contra o tempo”, diz Presidente da Confederação do Turismo de Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) veio a publico, esta semana, dar a conhecer que elaborou um Plano de Retoma do Turismo Português no qual faz uma análise da atual realidade do turismo nacional.

Com este documento a CTP propõe um conjunto de medidas globais e específicas para os vários ramos de actividade e sobre várias matérias, desde as questões sanitárias, passando pela mobilidade e acessibilidade, promoção turística, apoio às empresas e o tema laboral.

No total, a CTP apresenta 99 medidas, 24 das quais transversais a toda a actividade turística e 75 divididas pelos diferentes ramos de actividade, desde o alojamento, imobiliária turística, golfe, restauração, aviação, rent-a-car, distribuição, animação turística, eventos e congressos, espectáculos, jogo e promoção turística.

A CTP realça o papel crucial que o turismo tem assumido na economia nacional e identifica a retoma desta actividade como um imperativo nacional e quanto mais cedo se iniciar, mais rapidamente a economia recuperará e para que a economia continue a beneficiar do contributo do turismo, o Estado terá de se confinar no apoio às empresas e à preservação do emprego no turismo, gerando confiança nos consumidores e segurança nos trabalhadores.

Francisco Calheiros, presidente da CTP, adianta: “É urgente que as medidas apresentadas pela CTP sejam analisadas pelo Governo e que haja receptividade sobre as mesmas. Estamos a correr contra o tempo e é preciso que continue a existir a abertura e a flexibilidade que têm existido para que, em conjunto, se prepare o futuro próximo no que respeita à retoma da ctividade turística.”

Nas medidas apresentadas, a CTP considera essencial a construção de uma parceria que contribua para elevar rapidamente o turismo. Os objectivos devem ser comuns: assegurar a segurança sanitária no destino e ganhar a confiança dos mercados. É também sugerido a criação e implementação, pelas diferentes entidades, de várias acções. No âmbito sanitário, propõe a produção de orientações de segurança sanitária para o Turismo; elaborar e divulgar o itinerário sanitário do visitante (end-to-end safe customer journey); alargar o selo “Clean & Safe” a toda a cadeia de valor do turismo e a divulgação do mesmo no mercado interno e nos mercados do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Holanda e Bélgica.

A promoção turística é também uma das vertentes focadas pela CTP, considerando ser importante o reforço das verbas afectas à mesma; o lançamento de uma campanha de turismo interno e uma campanha online específica para os mercados europeus.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

- Publicidade -

Mais notícias

Condutor de pesado de mercadorias morre em despiste no IC1 em Ourique

Um homem, de 35 anos, morreu hoje devido ao despiste do veículo pesado de mercadorias que conduzia, no Itinerário Complementar 1 (IC1), na zona...

António Chainho com concerto magistral em Reguengos de Monsaraz (c/fotos)

O músico e compositor António Chainho estreou um novo espetáculo este sábado, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, numa retrospetiva de carreira que...