Esta mostra do peixe do rio, “não é só um festival gastronómico. É uma montra do concelho”, afirma João Grilo (c/som)

O Município de Alandroal apresentou, esta quarta-feira, oficialmente X Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, a decorrer de 8 a 17 de março de 2019, no Alandroal, no distrito de Évora.

A cerimónia de apresentação decorreu no restaurante “Picamiolos”, em Lisboa, onde estiveram presentes vários restaurantes do concelho que mostraram as suas iguarias, estando em destaque o Peixe do Rio.

ODigita.pt falou com João Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, que começou por falar do evento realizado em Lisboa, dizendo que “foi uma iniciativa que decidimos lançar este ano como forma de começar a promoção da X Mostra do Peixe do Rio”, acrescentando que “temos uma parceria com o Chef José Júlio Vintém, que facilita esta nossa deslocação até aqui.”

O Autarca alandroalense refere que “os restaurantes do concelho gostaram muito da ideia, apoiaram-nos e estão aqui, hoje, connosco. Eu agradeço desde já essa presença. É uma forma de tentarmos mostrar aqui, junto da sociedade que se dedica à gastronomia, porque hoje temos aqui muitos Chefs convidados pelo Chef José Júlio… E portanto, mostrarmos um pouco do que fazemos lá, de modo a convidar as pessoas a que a partir do dia 8 de Março estejam no Alandroal e estejam connosco a partilhar a experiência da mostra.”

Questionado sobre o programa para esta X Mostra do Peixe do Rio, João Grilo afirma que “temos estado a aprofundar este modelo em experiências em volta do peixe, para que as pessoas que vão ao Alandroal não comam apenas boa gastronomia mas que tenham também outros motivos de interesse para estar connosco mais tempo e este ano estamos a apostar num modelo de feira mais ambiciosos”, referindo que “vamos ter um espaço maior, com produtos locais, uma feira de vinhos do Guadiana para promover os vinhos da região, vamos ter um espaço de tasquinhas, um espaço infantil, um espaço de colóquios, conferências e tertúlias. Vamos ter várias parcerias das quais eu destaco desde já a da Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo que se está a associar a nós e vai mostrar um capítulo da confraria e estar numa conferência durante o ciclo da Mostra. Vamos ter também uma conferência dedicada ao mar, aos peixes, ao oceano, às dinâmicas da água pelo oceano azul. E sobretudo vamos mostrar que vale a pena passar pelo Alandroal, não apenas durante a Mostra mas ao longo do ano para provar a demonstração que temos aqui hoje dos queijos, dos enchidos, do mel, dos produtos da bolota, e portanto tudo de uma forma articulada, porque esta mostra, e o trabalho que tentamos fazer, não é só um festival gastronómico. É criar uma montra do concelho, a todos os níveis, promovendo alojamentos, restaurantes, cafés, produtos locais, de modo a que a Mostra seja também uma feira de mercado económico do concelho e uma forma de atrair pessoas do concelho.”

O Presidente da Autarquia do Alandroal conclui dizendo que “o peixe é rei no Alandroal e vai continuar a ser”, porque “este ano vão surgir novidades muito interessantes nos restaurantes, associados ao Peixe do Rio, portanto vale a pena ir ao Alandroal, antes, durante e depois, para verem o que andamos a fazer.”