Está a nascer no Alto Alentejo um novo projeto cultural e já tem atividades programadas

era uma voz

Está a nascer no Norte Alentejano um novo projeto cultural, a Associação “Era uma Voz”, que reúne um grupo multidisciplinar de artistas que se radicaram nos últimos anos em Casa Branca, no concelho de Sousel.

Trata-se de uma associação cultural e recreativa sem fins lucrativos que tem como objetivo “levar a Cultura a uma região do interior muito esquecida”, referem os promotores.

É-nos ainda referido que “esta associação propõe-se realizar uma série de eventos permanentes: biblioteca; livraria; clubes de leitura; grupo de teatro; cinema ao ar livre; e temporários: exposições, encontros e festivais, oficinas, entre muitos outros.

A sua primeira iniciativa, “Encontros Transparentes, O Risco da Vida”, conta com o financiamento da DGARTES e da Câmara Municipal de Sousel, e propõe-se desenvolver durante o ano de 2021 um projeto artístico que envolverá os lares de idosos e as escolas do 1º ciclo do Concelho e culminará com vários eventos para o público em geral.

De acordo com os promotores, o referido projeto “consiste em sessões em todos os lares de idosos do Concelho, com retratos desenhados e fotográficos, acompanhados por momentos musicais ao vivo, seguido de oficinas nas escolas do 1º ciclo, desafiando as crianças a interagir artisticamente com os retratos dos seus vizinhos e familiares mais idosos.

É-nos ainda revelado que “o “Encontros Transparentes, O Risco da Vida” culminará em Janeiro de 2022, com uma exposição dos trabalhos, uma performance teatral, uma peça em vídeo e o lançamento de um livro que reunirá o resultado das sessões nos lares.”

Protagonizam esta iniciativa Renata Bueno, artista plástica e ilustradora; Afonso Cruz; escritor e ilustrador; Mariana Stoffel, animadora cultural; Daniel Medina, realizador de cinema de animação em stopmotion; e Marta Bernardes, dramaturga e intérprete.

De salientar que as sessões nos lares acontecerão ao ar livre, assegurando todo o distanciamento necessário e proteção dos participantes.