InícioÚltimasEsri Portugal promove seminário...

Esri Portugal promove seminário sobre territórios de baixa densidade em Évora

A cidade de Évora vai acolher, no próximo dia 23 de maio, uma das etapas do RoadShow “Territórios Conectados”, promovido pela Esri Portugal, empresa especializada em Sistemas de Informação Geográfica (SIG). O seminário, com entrada gratuita mediante inscrição, decorrerá entre as 09:00 e as 13:00.

O evento terá como foco o desafio dos territórios de baixa densidade, realidade que caracteriza grande parte do interior do país, em particular a região do Alentejo. A sessão visa demonstrar como as tecnologias SIG podem apoiar a gestão territorial e contribuir para o desenvolvimento sustentável destas regiões.

Segundo a organização, os SIG assumem um papel central na ligação entre pessoas, dados e decisões, favorecendo territórios mais conectados, resilientes e inteligentes. Através de ferramentas como a Plataforma de Gestão Urbana da Esri, a inteligência artificial e os gémeos digitais, será possível abordar temas como a gestão do território, da água, da floresta ou da propriedade.

O RoadShow passará ainda por outras quatro cidades portuguesas: Faro (8 de maio), Santarém (13 de maio), Porto (3 de junho) e Coimbra (18 de junho), abordando desafios regionais específicos em cada uma.

Mais notícias

Insolvências aumentam em Beja, Évora e Portalegre no primeiro semestre de 2026

Os distritos de Beja, Évora e Portalegre registaram um aumento das insolvências declaradas durante...

Évora_27 leva “Revelação” à Sé e “MA” ao Salão Central Eborense em noite de programação dupla

Évora_27 – Capital Europeia da Cultura apresenta, no dia 18 de julho, uma noite...

Câmara de Évora adota novas medidas face a problemas de limpeza e higiene públicas

A Câmara de Évora vai adotar um conjunto de medidas para enfrentar problemas de...

Fotografias de António Carrapato desvendam memórias e segredos da muralha de Évora

Memórias e segredos da muralha de Évora são desvendados numa exposição de fotografia de...

Audiovisual ajuda a promover o Alentejo: José Manuel Santos destaca impacto de «Millennial Mal» na projeção da região

A apresentação da série luso-espanhola «Millennial Mal», realizada esta quarta-feira em Évora, serviu também...

O que o elenco de «Millennial Mal» disse sobre Évora na apresentação da série

A estreia de «Millennial Mal», série luso-espanhola que chega à RTP1 e à Filmin...

«Évora não foi apenas cenário: Ajudou a construir a história de ‘Millennial Mal’»

A cidade de Évora não serviu apenas de cenário às filmagens de "Millennial Mal"....

Pagamentos em atraso da Câmara de Évora quase duplicaram em 2025

Os pagamentos em atraso da Câmara Municipal de Évora quase duplicaram em 2025, passando...

Cendrev ‘leva’ para a rua em Évora espetáculo inspirado em conto de António Torrado

“O Mercador de Coisa Nenhuma” é a nova produção, inspirada num conto de António...