A nova criação do Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), «Eu Quero é Andar de Carrinhos de Choque», será apresentada no dia 19 de dezembro, às 19h, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
O espetáculo integra a digressão nacional da companhia e estreou em Itália em junho. A produção aborda temas relacionados com identidade, tradição e transformação social. A proposta artística utiliza elementos do circo contemporâneo para explorar memórias coletivas, movimentos culturais e tensões associadas aos processos de globalização.
A direção artística é de Bruno Machado. Em palco vão estar os intérpretes e cocriadores Fabíola Augusta, Maurício Jara, Só Filipe e Tjaša Dobravec. A criação inclui também sonoplastia de André Borges e música ao vivo dos artistas Fabíola Augusta e Só Filipe.
Segundo a ficha técnica, a cenografia resulta de conceção artística de Bruno Machado e construção de André Santos. O desenho de luz é assinado por Bruno Machado e André Freitas. Os figurinos são da autoria de Flávio Rodrigues.
A digressão do espetáculo continuará em 2026, com apresentações no Teatro Municipal de Bragança, no dia 31 de janeiro, em Montemor-o-Novo a 14 de fevereiro e n’O Teatrão, em Coimbra, no dia 28 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis na BOL.
O projeto é produzido pelo INAC e conta com coprodução de várias entidades culturais, entre as quais a Casa das Artes de Famalicão, o Festival Sul Fillo del Circo, o Centro de Artes de Águeda, o Teatro Municipal da Guarda e o Coliseu Porto Ageas. O INAC é financiado pela República Portuguesa – Cultura e pela Direção-Geral das Artes.


















