O espetáculo «Auto das Anfitriãs», criação de Inês Vaz e Pedro Baptista a partir do texto de Luís de Camões, vai ser apresentado em duas cidades alentejanas no âmbito da iniciativa Próxima Cena, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Fundação “la Caixa” e o BPI.
No Alentejo, o espetáculo sobe ao palco do Centro das Artes de Sines nos dias 20 e 21 de novembro e do Pax Julia – Teatro Municipal de Beja nos dias 4 e 5 de dezembro.
A peça integra as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e baseia-se no «Auto dos Enfatriões», uma das três peças teatrais escritas pelo poeta. Inspirada na obra homónima do dramaturgo romano Plauto, a trama de «Auto das Anfitriãs» cruza elementos clássicos e contemporâneos, propondo uma reflexão sobre os alicerces da atualidade.
O elenco conta com a participação de Cire Ndiaye, Inês Vaz, João Grosso e José Neves, com participação especial de Tita Maravilha. A cenografia é de Pedro Azevedo e os figurinos da marca Béhen. A produção está a cargo do Teatro Nacional D. Maria II.
Criado em 2021, o projeto Próxima Cena tem como objetivo o acesso à cultura e a valorização de públicos em territórios de baixa densidade populacional. Depois de ter percorrido várias regiões com produções como «Pranto de Maria Parda», «Os Lusíadas como nunca os ouviu», «Nau Nau Maria» e «25 de abril de 1974», em 2025 o projeto leva «Auto das Anfitriãs» a doze localidades portuguesas.
As apresentações são dirigidas a maiores de 12 anos.