Escolas de Moura realizam actividades para promoção da cidadania e participação

Em Moura, de 27 a 30 de Janeiro, assinala-se o Dia da Comunidade Educativa.

Organizada pela Câmara Municipal de Moura, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Moura, Agrupamento de Escolas de Amareleja, Escola Profissional de Moura, Universidade Sénior e em articulação com o PESIM – Plano Educativo para o Sucesso e Inovação em Moura e Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais, esta iniciativa visa a realização de um conjunto de actividades que pretendem abordar temas da maior importância para a comunidade educativa, tendo como pano de fundo a promoção da cidadania e participação.

Assim, a 27 de Janeiro destaque para a actividade, que decorrerá em Moura e Amareleja, “Voltar à Escola – Pais presentes no percurso educativo dos seus filhos”. No mesmo dia tem lugar, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Moura, entre as 15:30 e as 17:00, a Assembleia Infantil, bem como a iniciativa “Livros com Valor – Recolha de livros, revistas e jornais para reciclagem” a decorrer nas escolas, juntas de freguesia e supermercados.

No dia 28, a partir das 14:30, na Escola Secundária de Moura, acontece o Fórum Juvenil seguindo-se às 18:00, no mesmo local, a realização do debate subordinado ao tema “Como construir uma estratégia de prevenção e redução do insucesso escolar, no início da escolaridade? – Literacia Emergente e Literacia Familiar”, com a participação da professora Lucília Salgado (Escola Superior de Educação de Coimbra) e do professor Adelino Calado (Director do Agrupamento de Escolas de Carcavelos).

A 29 de Janeiro, o Cine-teatro Caridade acolhe, pelas 14:00, o debate “Universidade Sénior de Moura – Faça parte deste projecto!”.

Por fim, no dia 30, realiza-se, entre as 14:30 e as 16:00, o Fórum Juvenil na EBI de Amareleja.