InícioÚltimasEscola Superior de Hotelaria...

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril lança pós-graduação em Turismo Literário

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) está a promover uma pós-graduação em Turismo Literário, com propinas reembolsáveis mediante o aproveitamento académico dos estudantes. O curso, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), será ministrado integralmente online no âmbito da Tourism International Academy.

Os estudantes que concluírem com mérito o primeiro semestre terão direito ao reembolso total das propinas, fixadas em 250 euros. O apoio financeiro poderá ser ampliado consoante o desempenho académico global das várias unidades curriculares.

Dirigida a licenciados ou profissionais com experiência relevante na área, esta formação avançada pretende explorar a relação entre turismo e literatura, promovendo a reflexão sobre o turismo literário e a sua ligação aos territórios, tanto reais como ficcionais. O curso conta com um corpo docente com experiência na área e aposta na valorização dos recursos culturais e identitários dos territórios.

A pós-graduação visa o desenvolvimento de competências teóricas e tecnológicas para impulsionar o turismo cultural e literário, analisando casos de sucesso e aprofundando técnicas para a criação de itinerários, eventos e musealização de patrimónios literários. Está prevista a participação de convidados nacionais e internacionais, oriundos de países como Brasil, Espanha, República da Irlanda e África do Sul, que apresentarão estudos de caso inovadores.

De acordo com a professora Maria Mota Almeida, «o objetivo da formação passa por aprofundar o conhecimento do território através da literatura, como a Lisboa de Fernando Pessoa ou a Vila Viçosa de Florbela Espanca, entre outros». Serão igualmente abordadas adaptações literárias ao cinema e à televisão, como o caso de Ilhéus na obra Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado, assim como poemas musicados, como Porto Côvo, de Rui Veloso.

O programa inclui ainda a análise de festivais literários e hotéis temáticos, como a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o Lisboa Pessoa Hotel, em Lisboa, e o Lawrence’s Hotel, em Sintra. Também serão exploradas metodologias para a criação de roteiros literários aplicáveis ao turismo cultural.

Segundo o professor Aquilino Machado, «diversos exemplos sublinham a crescente influência do turismo literário na criação de territórios sustentáveis em Portugal». São referidos projetos como a Rota “Escritores a Norte” e as “Rotas dos Escritores do século XX”, que abrangem as regiões Norte e Centro. Destacam-se ainda iniciativas como a Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, a Casa de Camilo, em Seide, e a Casa Grande de Romarigães, em Paredes de Coura.

A pós-graduação está a aceitar candidaturas e pretende oferecer uma abordagem inovadora na interseção entre literatura e turismo, promovendo novas perspetivas sobre a valorização dos territórios através da cultura.

Mais notícias

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Vila Viçosa recebe concerto ao ar livre com guitolão e contrabaixo nos Jardins do Paço Ducal

Os Jardins do Paço Ducal de Vila Viçosa vão receber, no próximo dia 31...

Há um curso de cavaquinho gratuito para maiores de 60 anos em Vila Viçosa

O projeto “Laços de Sabedoria – CLDS 5G”, promovido pela Fundação UNITATE, vai realizar,...

“Refúgio dos Gigantes”: Comunidade escolar de Vila Viçosa escolhe nome para entrada do Santuário de Elefantes

A entrada principal do Santuário de Elefantes, localizado entre os concelhos de Vila Viçosa...

Um antigo moinho no Alentejo transformou-se num hotel sustentável e acaba de receber uma certificação internacional

Há cada vez mais hotéis a apostar na sustentabilidade, mas poucos conseguem fazê-lo preservando...

Borba e Vila Viçosa poderão ter nova ligação rodoviária e zona da derrocada poderá voltar à exploração

Borba e Vila Viçosa poderão vir a ter uma nova ligação rodoviária para contornar...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Fortaleza de Juromenha recebe noite de observação de estrelas a 24 de julho

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal, vai receber uma sessão de observação...

Autarca de Vila Viçosa quer estudos na Lagoa e Pardais e espera decisão sobre pedreiras críticas em outubro

O presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, quer garantir financiamento para realizar...