Escola de Turismo e Hotelaria de Portalegre abre dois novos cursos no próximo ano letivo

Escola de Hotelaria

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre abriu o período de candidaturas para o ano letivo de 2021/22 no início do mês de junho e vai aceitar inscrições de novos alunos e alunas até ao dia 20 de julho.

O processo que já está em vigor apresenta como principal novidade o crescimento da oferta formativa e o alargamento da atividade da escola que assume, assim, uma dimensão ainda mais regional.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre reforça a sua aposta na formação de nível 4, ou seja, os cursos de Dupla Certificação. Depois de vários anos com Técnico(a) de Cozinha/Pastelaria e Técnico(a) de Restaurante/Bar, a EHT Portalegre vai oferecer, a partir do próximo ano letivo, a possibilidade dos novos alunos estudarem para Técnico(a) de Alojamento Hoteleiro.

Esta é a grande novidade neste nível de formação e uma resposta da escola ao mercado que necessita, cada vez mais, de profissionais qualificados para desempenharem funções em áreas como a Receção Hoteleira, a Informação Turística e/ou Agência de Viagens e Transportes.

Nos cursos de Especialização Tecnológica, a EHT Portalegre já tinha consolidado a sua oferta formativa em 2020/21, com a criação do curso de Gestão Hoteleira e Alojamento, e dá seguimento a esse crescimento, com a proposta de Gestão de Produção e Pastelaria.

Outra das grandes novidades é a abertura do curso de Gestão Hoteleira e Alojamento em Évora. Desta forma, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre procura dar resposta às necessidades do mercado, com a qualificação diferenciada de mais profissionais, numa área que continua a crescer e assume-se, cada vez mais, como a referência da formação em Turismo no Alentejo.

O percurso da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre tem sido coerente desde a sua criação. O crescimento acontece de forma natural e consistente. No último ano, aumentámos a nossa oferta com a criação do curso de Gestão Hoteleira e Alojamento que se revelou numa aposta ganha. Conscientes que é necessário expandir a nossa área de ação, vamos abrir este mesmo curso em Évora e, em simultâneo, apresentamos mais dois cursos em Portalegre, um de Nível 4 e outro de Nível 5. O de Técnico(a) de Hotelaria e Alojamento surge no seguimento dos bons resultados conseguidos com o curso de Gestão Hoteleira e Alojamento. O de Gestão e Produção de Pastelaria pretende formar técnicos nesta área e valorizar os produtos regionais e técnicas de confeção tão diferenciadas como os aplicados na doçaria conventual alentejana”, explicou a diretora da EHT Portalegre, Maria Conceição Grilo.

Os cursos têm uma componente técnica muito forte à qual se associam a componente de desenvolvimento pessoal e a preparação dos jovens para uma ação ambiental e socialmente responsável.

Perante os desafios dos últimos meses, a EHT Portalegre, que integra a rede de escolas do Turismo de Portugal tem introduzido mudanças significativas na sua organização e metodologia de formação, adequando-as à mudança digital acelerada que pauta o setor. Em 2021/2022, a escola continuará a apostar no processo de transformação digital para consolidar as soluções de ensino à distância, a produção de suportes pedagógicos digitais e de apoio ao estudo. A modalidade de ensino online vai continuar a ser uma realidade para todos os cursos de especialização tecnológica, ocupando 15% a 20% da carga horária teórica.