Quinta-feira, Setembro 29, 2022
Pub

Escola de Serpa líder na recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos

- Publicidade -
- Publicidade -

A 10.ª edição do projeto “Escola Electrão”, que envolveu 332 escolas, permitiu recolher 262 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos, o que representa um aumento de 110% face ao ano anterior, foi hoje divulgado.

Este projeto, da responsabilidade da Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, mobiliza anualmente escolas de todo o país para a recolha de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados.

Segundo dados apresentados, em comunicado, pela Eletrão, durante o ano letivo de 2020/2021 (10.ªedição) foram recolhidas em 332 escolas 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110% em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.

“Mesmo com as escolas encerradas, durante parte do ano [devido à pandemia de covid-19], os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinhou o diretor-geral do Electrão, Pedro Nazareth, citado na nota.

A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, foi o estabelecimento de ensino que melhor resultado apresentou, tendo conseguido recolher quase 33 mil quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos.

Nesta edição destacaram-se, igualmente, a Escola Profissional de Coruche, no distrito de Santarém (21 mil quilos), e a Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, em Murtosa, distrito de Aveiro (18 mil quilos).

As escolas que participaram neste projeto vão receber um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, o que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados e 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias.

Este ano, o valor total a atribuir às escolas é de 13.260 euros.

Além deste valor, serão também distribuídos cheques-prenda de uma loja de eletrodomésticos e equipamento eletrónico, no valor de 12.450 euros.

Este projeto já permitiu em dez edições a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As mais vistas

Mais notícias

Portel recebe ‘Champions’ de minigolfe, modalidade que é “estado de espírito mágico”

A Liga dos Campeões de minigolfe decorre de hoje a sábado em Portel, Évora, com duas equipas portuguesas entre as melhores da Europa de...

Estremoz recebe recital de piano com Marta Menezes

Marta Menezes, pianista vencedora de vários primeiros prémios em concursos internacionais em Portugal, vai estar, no próximo dia 01 de outubro, pelas 21.30 horas,...