Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre junta-se a congéneres ibero-americanas para definir estratégias

Escola de Hotelaria

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre reforçou os laços com as suas congéneres ibero-americanas e assumiu uma série de compromissos em conjunto.

Durante uma reunião de diretores de escolas de turismo que fazem parte desta rede, e que foi organizada pelo Instituto Ibero-Americano de Turismo Rural (IBEROATUR), os participantes criaram uma Declaração de Interesses que será a base das futuras relações de cooperação entre as várias organizações.

A rede de escolas ibero-americanas de turismo está a trabalhar na constituição de uma rede de redes que se constitua como um espaço de formação, de cooperação, de alianças e de intercâmbio de experiências entre as várias escolas. O objetivo é comum. Todas querem trabalhar para que a formação dos profissionais do setor não só seja a prioridade como seja essencial para uma área de atividade económica tão exigente.

Esta relação contribui para que as instituições colaborem de uma forma mais próxima e, assim, atinjam os objetivos definidos. Para já, a rede vai realizar, já no próximo dia 25 deste mês, uma Feira Gastronómica Virtual que coloque em destaque a comida tradicional dos países representados e mostre, de uma forma prática, o trabalho desenvolvido em cada uma das escolas, em particular dos formandos.

Em representação da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo, sublinhou o potencial que este tipo de iniciativas representa. “A possibilidade de estarmos ligados numa rede muito abrangente, em que podemos partilhar experiências e aprender com as diferentes realidades que todos vivemos é entusiasmante. O trabalho colaborativo que pode ser realizado vai favorecer todos os participantes porque temos contato com realidades diferentes, com desafios distintos. Isso dá-nos a oportunidade de procurar soluções em conjunto e formas de melhorar os processos de formação para que o conhecimento transmitido aos alunos contribua para que estes se tornem profissionais mais capazes e competitivos”, afirmou a Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Nesta reunião virtual participaram, também, elementos de Espanha, do Panamá, da Costa Rica, da Nicarágua, da Guatemala, além de vários elementos da IBEROATUR.