A Escola Básica 2,3 Garcia de Orta, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, vai reabrir no dia 13 deste mês, após obras de reabilitação que custaram mais de dois milhões de euros, foi hoje anunciado.
A sessão de inauguração das obras de requalificação e modernização da escola está marcada para as 16:00 desse dia, segundo a câmara municipal.
A empreitada, comparticipada em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), durou dois anos e obrigou os cerca de 270 alunos daquele estabelecimento de ensino a terem aulas em contentores, colocados no interior do recinto escolar.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, indicou hoje que as obras de reabilitação e modernização incidiram “a nível estrutural do edifício”, que tinha a necessidade de “intervenções profundas”.
De acordo com o autarca, os trabalhos centraram-se na reabilitação de coberturas que “estavam em muito mau estado de conservação” e no melhoramento de várias salas e espaços.
“Por outro lado, a escola foi também ampliada, tendo-se criado um espaço muito importante que é uma sala polivalente, que a escola antes não tinha”, disse.
Além destas intervenções, o setor informático foi “melhorado”, foram também adquiridos equipamentos ao nível do conforto para a comunidade escolar e construída e equipada a sala designada como “Sala do Futuro”.
“Ao nível do equipamento móvel e mobiliário, também houve um investimento considerável”, sublinhou.
António Pita recordou ainda que, durante os dois anos em que a obra decorreu, a comunidade escolar teve de “conviver com o desconforto”, tendo o município adquirido contentores para que as aulas pudessem ser ministradas.
“Deve haver aqui o justo reconhecimento e agradecimento” em relação à “forma como os alunos, os professores e todos os demais membros que fazem parte da comunidade escola se adaptaram a este sacrifício, que foi enorme”, disse.