Equipa de Montemor-o-Novo está a defender o titulo nacional de Xadrez

Campeonato Nacional de Xadrez

A equipa da A.XAT Montemor-o-Novo está a defender da melhor forma o título nacional de Xadrez da 1.ª Divisão, pois, ao fim de quatro jornadas, passou a liderar isolada a prova, que decorre no pavilhão de Rio de Moinhos, em Penafiel.

O conjunto de Montemor-o-Novo soma por vitórias os encontros realizados, totalizando por isso o número máximo de pontos (12), mais um do que o GD Dias Ferreira, que já cedeu um empate (2-2), frente à Assembleia Figueirense.

Na quarta jornada, a A.XAT bateu o GX Porto pela diferença máxima (4-0), num duelo em que os quatro jogadores da equipa, Manuel Perez Candelario, Jaime Santos Latasa, José Francisco Veiga e Paulo Dias, fizeram valer o favoritismo conferido pela diferença de pontuação Elo, respetivamente frente a Peter Lombaers, Alberto Paulo Ferreira, António Silva e José Américo Moreira.

O conjunto de O Amanhã da Criança, que partilhava a liderança com a A.XAT, sofreu o primeiro desaire da competição, frente à AX Gaia, e por números pesados (0,5-3,5). Esta derrota fez com que a equipa maiata caísse para a terceira posição.

Também o GD Dias Ferreira triunfou pela diferença máxima, perante o Santoantoniense FC, pelo que mantém as aspirações intactas. Tudo indica, aliás, que A.XAT e GD Dias Ferreira venham a discutir entre si o título nacional, afigurando-se o confronto entre ambos, na sexta ronda, como decisivo para as contas do primeiro lugar.

4.ª Jornada – Resultados: O Amanhã da Criança-AX Gaia, 0,5-3,5; CX Montemor-o-Velho-Profigaia/Escola Profissional, 3,5-0,5; Assembleia Figueirense-Amadora xadrez, 2,5-1,5, GX Porto-A.XAT Montemor-o-Novo, 0-4; Santoantoniense FC-GD Dias Ferreira, 0-4.

Classificação: 1.º A.XAT Montemor-o-Novo, 12 pontos; 2.º GD Dias Ferreira, 11; 3.º O Amanhã da Criança, 10; 4.º Assembleia Figueirense, 9; 5.º Amadora xadrez, 8; 6.º AX Gaia, 7; 7.º Profigaia/Escola Profissional, 7; 8.º Cx Montemor-oVelho, 6; 9.º GX Porto, 6; 10.º Santoantoniense FC, 4.