Entre Janeiro e Setembro procura por montes cresceu mais de 60%

Compra de Montes e Terrenos
Foto: Ilustrativa

O OLX acaba de divulgar um estudo, baseado em dados disponíveis na plataforma, no qual analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios) e oferta (anúncios novos e ativos) de montes, terrenos, quintas e casas rurais.

As conclusões agora apresentadas examinam um período compreendido entre o mês de janeiro e o mês de setembro (inclusivamente) de 2020.

No que diz respeito a montes os distritos que mais se destacam em termos de procura são Lisboa (+102%), Portalegre (+95%) e Setúbal (+94%). Do lado da oferta, nomeadamente em termos de anúncios ativos, também se regista um crescimento de +10% entre abril e maio.

Por sua vez, no que diz respeito a terrenos, os distritos mais procurados nesta subcategoria logo após o confinamento foram Santarém (+94%), Setúbal (+59%) e Viana do Castelo (+56%). Em sentido inverso ao da procura, o número de novos anúncios nesta subcategoria caiu -27% em maio.

Analisando os dados relativos a quintas, as regiões do país que maior procura tiveram neste tipo de imóveis foram Beja (+121%), Lisboa (+98%) e Viana do Castelo (+90%). O aumento da oferta foi mais tímida nesta subcategoria ao registar-se uma subida de +7% em anúncios ativos e +6% em novos anúncios de abril para maio.

Por fim, olhando para as casas rurais, os distritos em destaque depois do confinamento foram Viseu (+178%), Coimbra (156%) e Aveiro (+139%). A oferta cresceu +9% tanto em novos anúncios como anúncios ativos.

A principal conclusão a retirar deste estudo é que os portugueses passaram a valorizar muito mais a sua casa, o seu lar, após o surgimento desta pandemia. A necessidade de terem um espaço maior, mais confortável e mais longe da azáfama das grandes cidades, regiões mais expostas a eventuais surtos, acabam por redundar nestes aumentos muito significativos de procura por imóveis muito específicos em localizações algo diferentes do registado em contexto pré-Covid”, considera Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX Portugal.